Peter Drucker, pai da administração moderna, possui uma citação muito famosa sobre dados mensuráveis. Ele dizia que “tudo aquilo que pode ser medido pode ser melhorado”. E uma empresa que sabe aproveitar dados e indicadores de RH é a prova disso. Muitas vezes temos profissionais de grande capacidade analítica, mas que não dispõem de dados concretos para serem agentes transformadores. Isso afeta não só a eles, mas o rendimento e o desempenho da empresa como um todo.

indicadores de RH

O crescimento da organização é otimizado e impulsionado quando o RH faz parte do processo orgânico. Isso é, quando participa fornecendo insights e indicadores que justifiquem investimentos. Essa prática ajuda a direcionar a gestão administrativa nos diversos processos da área e na empresa.

No artigo de hoje, saiba mais sobre como usar indicadores de RH e indicadores para torná-lo mais efetivo. Vamos lá?

Incentivando uma visão analítica

Geralmente quando trabalhamos com dados, métricas e indicadores, temos a tendência de dar um foco na análise externa. Muitas vezes com uma ênfase na concorrência, no mercado ou no público externo.

Nesse cenário, análises de Big Data (ou seja, de dados complexos difíceis de serem processados com soluções tradicionais) revolucionaram a forma de se pensar em uma gestão estratégica de informações nas empresas dos mais variados portes.

Indicadores de RH como os KPIs (Key Product Indicators) – ou indicadores-chave – são essenciais para que a gestão possa ser realizada com maior eficiência. Assim, esses dados são aproveitados e aplicados de forma inteligente.

Extraindo dos dados brutos os insights ideais

O processo de definir os indicadores adequados para a situação da empresa e de seu setor de RH é fundamental para que a gestão de pessoas tenha um embasamento sólido e preciso.

O processo de mensuração, coleta, organização e análise desses dados pode embasar o desenvolvimento ou o ajuste de projetos. Pode até mesmo oferecer para a organização uma visão clara de práticas e rotinas de trabalho. Essas podem ser aprimoradas para que o desempenho do capital humano seja otimizado dentro do ambiente de trabalho.

Os indicadores têm um objetivo primário da fazer com que o cenário atual seja compreendido por todos. De que maneira? Comunicando os indicadores de RH por meio de taxas e valores exatos: números.

Uma forma de gerar insights a partir dos dados brutos é sabendo personalizar os dados de acordo com a cara e a identidade da empresa. Toda organização possui suas características próprias e segmento de atuação específico. Por isso, é necessário saber atribuir ao planejamento do RH aqueles indicadores elementares básicos. Além de saber interpretar corretamente aqueles que podem se aplicar de forma diferente ou mesmo não corresponder em nada à realidade da empresa.

Insights úteis são gerados quando os dados são adaptados de forma correta e de acordo com o real contexto organizacional. Somente dessa forma o RH poderá atuar com maior assertividade e eficácia em seus projetos  de gestão de pessoas e no seu planejamento de RH.

A importância dos indicadores de RH

O RH jamais deveria funcionar isolado do processo. Para que os indicadores de RH tenham uma aplicação real, é necessário um conhecimento amplo e profundo de como o negócio opera. E esse conhecimento parte tanto de fatores internos – como é o caso da cultura da empresa e de seus valores corporativos – quanto de fatores externos de mercados novos, tecnologias que podem ser proveitosas e desafios que possam surgir no curto e no longo prazo.

Com esse conhecimento prévio bem absorvido e difundido na equipe, os indicadores de RH podem, então, sair das planilhas e dos softwares de gestão. É o primeiro passo para se tornarem parte importante na tomada de decisão e insights no investimento (ou na economia).

A tecnologia de análise Big Data nos mostra que, na situação atual das empresas, não basta apenas uma competência operacional do RH em processos de ordem legal e financeira. É preciso garantir o engajamento e a motivação dos times de colaboradores. Também é preciso saber trabalhar e acompanhar seu desempenho diariamente: seja em uma abordagem personalizada direta ou seja por meio de relatórios e dados fornecidos pelos gestores. Por fim, fazer com que a empresa possa ter uma percepção diferenciada e poder de negociação maior nos processos de atração e de retenção de talentos. O que pode ser crucial em um momento de tomada de decisões da companhia.

Mensurando o índice de rotatividade da empresa

O turnover – também conhecido como índice de rotatividade de funcionários –, indica a quantidade dos colaboradores que passaram pela empresa em um determinado período. A partir da coleta de dados de entrada e de saída de colaboradores da empresa, temos um indicador que pode apontar o quão atrativa é a organização perante os talentos e o quão competitivo o RH da empresa está em relação à sua concorrência. Uma alta rotatividade pode ser preocupante. Isso significa que pode exigir investimentos em políticas e ações com o objetivo de valorizar bons profissionais e promover retenção.

O índice de rotatividade também é um indicador que pode apontar falhas no processo de recrutamento e seleção. Afinal, uma alta taxa de turnover pode significar que o processo de definição e perfil ideal buscado pelos recrutadores possui alguma falha. Geralmente, essa falha precisa ser corrigida para garantir a eficiência da contratação. Por fim, mensurar dados para estabelecer o indicador de turnover permite que a empresa economize. Uma vez que altas rotações envolvem custos e pagamentos de rescisão que poderiam ser investidos em melhorias para a empresa.

Além do turnover, existem diversos outros indicadores que podem fazer a diferença. Analise os processos da empresa e de que forma a mensuração dos dados pode trazer os insights necessários que a sua gestão de RH necessita.

E em sua empresa: como são tratados e analisados os indicadores de RH? Você tem alguma experiência, dúvida ou dica para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários!

Dados mensuráveis em RH: como usá-los para ter insights para sua empresa
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *