Você já ouviu falar de pesquisa de clima contínua? Ela possui diferenças relevantes do processo de pesquisa de clima convencional. Nessa post iremos explica um pouco essas diferenças e tirar possíveis dúvidas!

 

Até pouco tempo atrás, acreditava-se que para que as equipes se mantivessem engajadas e motivadas bastava que as empresas pagassem os salários em dia e os benefícios exigidos pela lei. No entanto, em um cenário de crescente competitividade, o sucesso das organizações está diretamente relacionado com a qualidade das suas relações com os colaboradores.

Para valorizar seu capital humano, uma empresa precisa oferecer condições adequadas de trabalho e instalações confortáveis. Além clima saudável e contar com líderes que pratiquem o feedback contínuo. Também é importante promover e manter o alinhamento de objetivos.

Sabemos que a pesquisa de clima é uma poderosa ferramenta de gestão estratégica que permite mensurar o nível de satisfação e de motivação dos colaboradores. Mas você conhece as vantagens em fazer uma pesquisa de clima contínua?. Confira, a seguir,  5 das vantagens essenciais que essa prática pode trazer para a sua empresa. Vamos lá?

 

pesquisa de clima contínua

#1. A pesquisa de clima contínua reduz o viés negativo das respostas

Por meio da pesquisa de clima contínua, os colaboradores sentem-se valorizados e ouvidos. Assim eles reconhecem que a empresa está disponibilizando um canal de comunicação. Mais do que isso, mostra que está disposta a aceitar críticas. Além de implementar melhorias que atendam continuamente às suas necessidades.

A pesquisa de clima contínua também proporciona momentos de reflexão a respeito dos aspectos abordados. Quando o colaborador é constantemente ouvido, ele tem mais oportunidades de se expressar de maneira calma e objetiva. Ao contrário do que ocorreria se a conversa ocorresse no corredor, sem o devido acompanhamento.

#2. A pesquisa de clima contínua evita a parcialidade e a oscilação de humor dos respondentes

Sabe aquele dia em que o despertador não toca, o carro não pega, você esquece o guarda-chuva e cai um temporal e, de quebra, briga com o chefe?

Existem dias em que parece que tudo conspira contra nós! Se no dia da aplicação da pesquisa de clima, os colaboradores estiverem passando por esse tipo de dia, certamente eles estarão de mau humor. A forma como responderão a pesquisa será influenciada de maneira consideravelmente negativa.

Fazendo uma pesquisa de clima contínua na sua empresa, você evitará essas oscilações de humor. Poderá obter respostas mais precisas, imparciais e fundamentadas. Isso tornará seus resultados mais confiáveis e consistentes.

#3. Com a pesquisa de clima contínua, você terá maior adesão dos funcionários

Por mais que você queira investigar diversos aspectos do seu negócio, se aplicar uma pesquisa de clima extensa e com perguntas sobre tudo, você tornará o processo cansativo e a atenção dos funcionários irá diminuir durante o preenchimento. Provavelmente eles irão desistir de responder ou responderão de qualquer jeito, apenas para “terminar de uma vez”.

Fazendo uma pesquisa de clima contínua, você terá maior adesão dos funcionários. Já que as perguntas são enviadas aos poucos, mantendo uma periodicidade. Isso a deixa mais confortável, para que eles respondam de maneira mais objetiva. Tudo isso de forma alinhada com o objetivo da sua pesquisa de clima.

Além disso, participando de uma pesquisa de clima contínua, o respondente sente que a sua opinião é importante e que foi levada em consideração. Ele certamente continuará participando das pesquisas e irá declarar aos seus colegas que foi ouvido, influenciando-os a aderirem também a essa preciosa ferramenta.

Isso ajudará a gerar melhorias contínuas na empresa e a criar uma cultura de diálogo aberto. Os  colaboradores confiam no instrumento e a empresa está buscando meios de proporcionar um ambiente mais saudável, não apenas uma vez no ano, mas continuamente.

#4. Com a pesquisa de clima contínua a empresa consegue mapear mais a fundo o clima e o engajamento

Por meio de uma pesquisa de clima contínua, a empresa pode planejar e colocar em prática planos de ação mais eficientes e que permitam um processo de melhoria constante. Assim, será possível otimizar os aspectos positivos da organização e solucionar os pontos críticos.

O mapeamento mais preciso do clima e do engajamento ocorre através do acompanhamento gradativo dos resultados da pesquisa e da evolução de cada fator e das suas devidas correções, quando necessárias.

Esse acompanhamento constante permite que o processo de tomada de decisões sobre o que mudar para criar um clima melhor seja muito mais assertivo e contribua para um engajamento constante de seus funcionários.

#5. A pesquisa de clima contínua ajuda a criar uma cultura de clima e feedback entre os funcionários

Em muitas empresas, os líderes percebem que o clima está tenso (o famoso climão!) e que os colaboradores estão insatisfeitos, mas não são capazes de identificar a razão disso. Seria por conta dos salários? Ou o problema está relacionado às metas? Ou será que o problema está na liderança?

Uma pesquisa de clima contínua acaba com o “achômetro”, pois cria uma cultura de feedback na qual os colaboradores têm voz e tanto os problemas quanto as soluções passam a ser discutidos já de forma habitual e natural por todos.

A pesquisa de clima contínua traz diversos benefícios ao dia a dia dos funcionários. Como a melhora do ambiente organizacional e o aumento da motivação.

As empresas de sucesso são aquelas que agem de maneira proativa para implementar ações que otimizem os processos organizacionais. A pesquisa de clima possibilita novas oportunidades de crescimento e melhorias organizacionais que potencializam os seus pontos fortes e eliminam aqueles aspectos que atrapalham o seu negócio de atingir os melhores resultados.

E você, deseja alavancar os resultados da sua empresa por meio de uma pesquisa de clima contínua? Que tal adotar uma cultura composta por colaboradores altamente motivados e engajados como o legado da sua empresa? Não perca tempo e comece a estruturar sua pesquisa de clima conosco. Entre em contato e mãos à obra! Nossa metodologia é baseada no feedback contínuo! Se você pode medir, então pode melhorar.

5 Vantagens em fazer uma pesquisa de clima contínua
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *