O Change Management – ou, em bom português, a Gestão de Mudanças – é uma metodologia estrutural utilizada para garantir que qualquer mudança planejada possa ser implementada em seus mínimos detalhes. Também é usada para assegurar que seus benefícios sejam duradouros nas organizações.

Change Management

A grande chave do Change Management está nos impactos que essa mudança, seja em um simples processo ou seja em um âmbito estratégico mais amplo, causará nas pessoas. Tanto individualmente quanto dentro das equipes das quais elas fazem parte.

A transição da situação atual para a nova deve ser muito bem orientada. A Gestão de Mudanças deve envolver toda a empresa e servir como ferramenta de implementação e controle de uma nova forma de gerenciamento. Desde os centros de custos até o setor de relacionamento, sempre ter o foco na forma como os indivíduos irão lidar com a situação nova.

No artigo de hoje, saiba mais sobre o Change Management e como aplicar na sua empresa. Vamos lá?

Como surgiu o Change Management?

Em tempos pré-internet e tecnologias avançadas, as empresas tinham a estabilidade como objetivo maior. Seus dirigentes visavam prioritariamente um crescimento previsível.

Isso tudo era possível com modestas mudanças anuais no plano estratégico, para que todos seguissem com seus empregos, salários e benefícios. Tudo era mantido sob controle, desde os processos até os preços dos produtos finais.

Com o aumento da transparência do mercado, a mão de obra trabalhando de modo remoto e a globalização do capital, os gestores tiveram de encarar uma nova realidade que batia em suas portas de forma nada sutil.

Essa realidade era responsável pela reestruturação de diversas empresas. A chamada para a mudança, da cultura sempre em movimento, que no passado, muitas vezes, era temida e evitada.

Com esse novo desafio na pauta das organizações, suas atenções estavam voltadas para a elaboração de planos estratégicos mais bem estruturados e adaptados à nova realidade. Além disso, elas começaram a perceber que o comportamento dos seus colaboradores, seus valores e convivência, também precisavam ser estudados, avaliados e incentivados. Afinal, eram eles que iam elaborar, executar e monitorar os negócios. Sempre tendo de conviver com todas as alterações que estavam acontecendo à sua volta.

Como é hoje em dia?

Foi assim que chegou-se até a Gestão de Mudanças e às suas quatro características de transformação no longo prazo: a escala (a mudança pode afetar toda, ou quase toda, uma organização), a magnitude (mudanças significativas no estado atual), duração (meses ou anos) e importância estratégica.

Atualmente, muitos executivos e os setores de RH já sabem que os frutos de todo esse Change Management só serão colhidos quando a mudança atingir a percepção que cada indivíduo tem da nova realidade. Isso faz com que esses gestores planejem formas de fazer com que a equipe seja motivada e realizem um forte trabalho em conjunto. Mas, afinal, como isso é feito? Saiba a seguir!

Priorize o fator humano

Transformações sempre vão criar dúvidas nas pessoas. Com o Change Management, novos líderes surgirão, novas habilidades devem ser desenvolvidas. As barreiras de resistência às novidades devem ser quebradas.

Considere lidar com essas questões por meio de uma abordagem formal com a equipe de liderança. Logo após, envolva as partes mais afetadas e seus líderes diretos. As adaptações necessárias deverão ser implementadas com a velocidade que a mudança ocorre dentro da empresa.

Por meio da coleta de dados, a capacidade de mudança da organização interna da empresa poderá ser monitorada.

Envolva todas as esferas da organização

A mudança vai afetar, mais cedo ou mais tarde, todos os níveis da empresa. Por isso, sua Gestão de Mudanças deve incluir a identificação de líderes em todas as esferas, para que a implementação das transformações seja abraçada por todas as camadas de colaboradores.

Esses líderes devem ser alinhados aos valores da empresa e motivados a fazerem a mudança acontecer. Dessa forma, a organização também consegue antecipar a futura geração de líderes.

Comunique!

A liderança pode levar os gestores a pensarem que todos enxergam a mudança com a mesma clareza que eles. Isso pode fazer com que eles não sintam a necessidade de comunicar o que está acontecendo regularmente.

Para realizar um eficaz Change Management, isso deve ser sanado com a utilização dos diversos canais internos da empresa. Através de mensagens enviadas diariamente, informando claramente todas as esferas de colaboradores, mesmo que essas mensagens acabem tornando-se redundantes.

O inesperado não pode surpreender

Sua Gestão de Mudanças nem sempre vai decorrer exatamente de acordo com o planejado, principalmente porque o foco é no ser humano.

Uma avaliação contínua do impacto e da capacidade da empresa em dar o próximo passo deve ser mantida. Com isso, os líderes saberão a hora certa para a tomada de decisões que vão conduzir à próxima etapa e, finalmente, aos resultados esperados.

Dê atenção ao indivíduo

Cada pessoa encara a mudança de forma diferente, pois possui seu universo particular. O fato desses colaboradores passarem grande parte dos seus dias no local de trabalho faz com que eles encarem esses ambientes como uma segunda casa.

E nada mais justo do que eles serem informados das mudanças que estão ocorrendo. É aí que os líderes entram. No Change Management, eles são responsáveis pelas conversas individuais com suas equipes, explicando, da forma mais clara e explícita, o que é esperado delas e o que vai acontecer com o local que elas consideram sua segunda casa. Oferecer bônus futuros para quem estiver mais envolvido no processo de mudança é uma alternativa para conquistar aliados.

Uma empresa com bons líderes sabe que uma Gestão de Mudanças depende muito mais de pessoas do que de processos e estratégias.

Saber lidar com essas pessoas é um desafio para os gestores, pois é mais fácil lidar com questões processuais, que não possuem sentimentos nem reações críticas. Dominar essa arte é o segredo do Change Management.

Você já conhecia o conceito de Change Management? Como a Gestão de Mudanças é conduzida na sua organização? Deixe sua mensagem nos comentários!

Change Management: o que é e como aplicar na sua empresa?
Classificado como:    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *