Para qualquer empreendimento obter sucesso é preciso que haja planejamento. Pode ser uma dieta, um trabalho em grupo, um time de futebol ou a venda de um produto. Incluindo planejamento de RH.

Planejamento de RH

E é claro que para as empresas isso não é diferente. Afinal elas enfrentam desafios constantes para se manterem lucrativas em um mercado competitivo e que sofre com a instabilidade financeira.

Para que a organização seja capaz de atingir a esse objetivo e crescer, o setor de Recursos Humanos deve desenvolver ações que associem o bem-estar, a motivação, a produtividade e as relações interpessoais dos colaboradores às estratégias e diretrizes da empresa. Assim, os resultados corporativos serão alcançados a partir do desenvolvimento e do engajamento das equipes.

Para isso, a empresa deve contar com um planejamento de RH bem definido. Afinal essa é uma área estratégica e essencial para conduzir os demais setores.

No artigo de hoje, você irá conhecer alguns passos necessários para que o RH realize um planejamento assertivo e funcional. Ficou interessado? Continue a leitura e saiba como potencializar o seu planejamento de RH!

1. Entenda o momento da sua empresa

“Pra quem não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve.” (Lewis Carroll)

O primeiro passo para realizar o planejamento de RH é o de conhecer o cenário atual do seu negócio. Diagnosticar quais soluções são necessárias, o que está bom e o que deve melhorar. Esse levantamento pode ser feito a partir da pesquisa de clima.

Assim, será possível determinar os objetivos que são esperados e que irão contribuir efetivamente para o suprimento dessas necessidades.

É importante que o RH conheça as metas da organização, como planos de expansão, produtividade, intenções de mudanças. Essas informações permitem traçar o perfil dos profissionais com os quais a empresa deve trabalhar e promover ações estratégicas de melhoria.

Para auxiliar na tarefa de planejamento de RH, a sua empresa pode utilizar o modelo Canvas (Business Model Canvas). Essa ferramenta permite desenvolver modelos de negócio, por meio de um mapa visual simples que aborda aspectos que devem ser considerados para o bom funcionamento organizacional.

Ele ajuda a criar indicadores para a inovação estratégica, portanto, deve estar visível a todos os colaboradores, para que todos possam se sentir responsáveis pelas melhorias. Alguns sites disponibilizam a planilha Modelo Canvas, assim, você pode começar a fazer seu planejamento de RH agora mesmo.

2. Conheça o capital humano da sua organização

Todas as estratégias de planejamento de RH devem contemplar os colaboradores. Conhecer quem são as pessoas e quais são os seus perfis profissionais é bastante importante para buscar maneiras de deixá-las satisfeitas e engajadas com o propósito da empresa.

O RH estratégico aplica essa premissa, inclusive, ao trabalhar uma vaga. Ele busca um profissional que esteja apto a assumir desafios e que tenha condições de crescer com a empresa, isso gera um grande diferencial competitivo.

3. Promova o alinhamento das estratégias de RH com as demais áreas

O RH deve ser o elo presente entre todas as áreas da companhia. É preciso alinhar as informações, investir em comunicação e envolver todos os gestores para discutir novas ideias e construir soluções.

Além disso, um planejamento de RH estratégico envolve a disseminação do conhecimento, por meio de treinamentos e ações que promovam um ambiente inovador e um clima organizacional saudável.

4. Otimize o seu processo de recrutamento e seleção

O planejamento de RH deve envolver a otimização do processo de recrutamento e seleção. Assim, a área irá compreender as exigências de cada cargo e encontrará profissionais que apresentem competências técnicas e comportamentais que se ajustem às tarefas pertinentes ao cargo e que irão ajudar a empresa a crescer e a inovar.

5. Defina fases e metas do seu planejamento de RH

Para que o seu planejamento de RH seja assertivo é essencial estabelecer prazos para que cada ação seja colocada em prática. Isso irá exigir bastante comprometimento de todos, mas garantirá que tudo seja devidamente executado.

Para tornar essa atividade mais simples, você pode utilizar uma planilha de planejamento de RH. Nela, você poderá controlar calendários de atividades, de ações globais, aberturas de vagas, tabelas salariais, etc.

Além disso, todas as informações que você julgar importantes, como objetivos e estratégias organizacionais e de RH, competências, treinamentos, rotatividade e custos com folha de pagamento ficam agrupadas em um Dashboard (espécie de painel de controle visual das atividades), tornando o acesso às informações muito mais simples e visualmente identificável.

6. Faça um acompanhamento das ações

De nada adiantará o planejamento de RH se você não se dedicar em analisar o andamento das estratégias e a melhora dos processos. Você deve envolver todas as áreas para determinar quais ações estão funcionando e quais devem ser revistas e repensadas. Dessa forma, você alcançará os melhores resultados.

Lembre-se: os processos de melhorias são contínuos, eles não têm um fim, são circulares e orgânicos, sendo influenciados pelos resultados obtidos e pelas mudanças de cenário.

Hoje, o RH tem sido percebido como uma área de extrema importância nas organizações, devido ao entendimento de que é por meio das pessoas que as empresas poderão alcançar seus resultados. Por isso, é fundamental elaborar, seguir, ajustar e acompanhar os resultados de um planejamento de RH.

Você certamente já percebeu a importância de contar com um RH que atue de forma estratégica na sua empresa, certo? Agora é hora de colocar as nossas dicas em prática e ajudar a sua empresa a superar os principais desafios, implementar melhorias e crescer!

Agora que você já sabe como fazer um bom planejamento de RH, que tal começar a estruturar sua pesquisa de clima? Entre em contato e mãos à obra! Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão, lembre-se de deixar sua mensagem nos comentários!

Planejamento de RH: como fazer?
Classificado como:    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *