O primeiro passo para manter um time de alta performance que seja capaz de lidar e de responder aos desafios diários das organizações é contratar as pessoas certas. Um processo de recrutamento de qualidade e seleção de qualidade evita a rotatividade de funcionários. Barra gastos com demissão e com a abertura de novos processos seletivos.

recrutamento de qualidade

Um time diversificado e de qualidade é essencial para que a empresa tenha uma boa performance no mercado. Isso impulsiona a qualidade do trabalho. Recrutar e selecionar consiste em ajustar três variáveis que estão em mutação constante. Elas são o candidato, a empresa e o mercado.

No artigo de hoje, preparamos algumas dicas para que você saiba como melhorar seu processo de recrutamento de qualidade e seleção. Continue acompanhando e saiba mais!

Tipos de recrutamento de qualidade e seleção

O processo de recrutamento de qualidade e seleção é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento da organização. Pois conta resulta em um time de qualidade.

Para encontrar a pessoa certa para cada vaga, os recrutadores geralmente utilizam os seguintes tipos de recrutamento: interno, externo e misto.

Recrutamento interno

É a busca de candidatos para suprir alguma vaga dentro da empresa, por intermédio da promoção ou da transferência interna de colaboradores. Esse tipo de recrutamento pode ser divulgado por meio de circulares, intranet ou até mesmo nos momentos de feedback com os funcionários. É mais barato do que o recrutamento externo e diminui o tempo de adaptação. Uma vez que a cultura organizacional já é conhecida e motiva os times por ofertar a mobilidade e o desenvolvimento de suas carreiras.

Recrutamento externo

É a busca de candidatos fora da organização para participar do processo de seleção. Ele pode ser feito através de consultorias, redes sociais, anúncios e plataformas de recrutamento de qualidade. É comumente utilizado pelas empresas para renovar as ideias. Já que traz novas perspectivas por meio de profissionais que chegam cheios de gás à organização.

Recrutamento misto

É a junção do recrutamento interno e do recrutamento externo. É adotado pelas empresas que não desejam excluir os seus colaboradores das oportunidades. Já que, nesse modelo, tantos os candidatos internos quanto os externos disputam a mesma vaga.

Definido o tipo de recrutamento, existem diversas formas de seleção. As mais comuns ocorrem através de entrevistas, testes de conhecimento e testes de personalidade.

Dessa forma, a empresa tem subsídios para conhecer os candidatos, considerando as principais características, conhecimentos e personalidade.

Como posso melhorar a qualidade do meu processo de recrutamento e seleção?

Você que está lendo, pode estar pensando “ok, já faço tudo isso, mas como posso melhorar?”. Para ter sucesso com o seu processo de recrutamento de qualidade e seleção, você deve adotar estratégias para captar, desde início, os melhores candidatos. Sempre considerando questões técnicas, perfil e compatibilidade com os valores organizacionais.

Todas as etapas do processo de recrutamento de qualidade e seleção são inter-relacionadas, assim, o processo é inteiramente comprometido se uma delas não é bem planejada ou executada.

Para evitar esse cenário, confira algumas dicas a seguir!

Defina o perfil do candidato ideal

Para que você saiba quais são as características que deve procurar nos profissionais é essencial conhecer a vaga e as tarefas que serão executadas. Mapeie os conhecimentos, as habilidades, as experiências, os valores e os traços de personalidade necessários para o fechamento da vaga.

Você já ouviu falar que os profissionais são contratados pela capacidade técnica e demitidos pelo comportamento? Para evitar essa situação, conheça todos os atributos da vaga para entender qual é o perfil esperado.

Elabore um bom job description

Algumas descrições de cargo trazem uma relação de atividades que não são compatíveis com nenhuma jornada de trabalho. Ou pior, omitem tarefas para não assustar os candidatos.

Evite generalizações, seja claro e realista, só assim você conseguirá atrair candidatos que realmente estejam motivados para a vaga. Assim eles não abandonarão seu posto em função de encontrarem uma realidade organizacional diferente daquela apresentada nesse primeiro contato.

Planeje o processo de recrutamento e seleção

Para que o seu processo de recrutamento e seleção seja assertivo, é essencial elencar todas as atividades, as ferramentas e os profissionais que serão envolvidos. Determine quantas etapas serão, quem será o responsável por cada uma delas e quais serão os testes aplicados.

Estabeleça, inclusive, um cronograma com as principais atividades. Assim o processo ficará mais organizado e você terá maior controle sobre ele. Isso possibilita que todas as etapas sejam realizadas conforme o planejado.

Envolva os líderes no processo

Os líderes são essenciais para que as contrações sejam bem-sucedidas. Já que eles sabem os conhecimentos e as habilidades dos seus grupos e são capazes de avaliar se o candidato é compatível.

Estimule a participação dos líderes para que eles possam enriquecer o processo com perguntas estratégicas da área de atuação. E para que eles se envolvam em todas as etapas da seleção e do desenvolvimento desse novo membro.

Use a tecnologia a seu favor

Para que o seu processo recrutamento de qualidade e seleção alcance os talentos certos é importante disponibilizar as vagas em canais com grande visibilidade, como as redes sociais. Além disso, dedique algum tempo para acompanhar os perfis dos candidatos e conhecê-los um pouco melhor antes da entrevista. Existem algumas empresas que podem te auxiliar no processo de recrutamento e seleção. Dentre elas estão Gupy, Trampos ou até mesmo o seu LinkedIn.

Seja transparente

Durante o processo de seleção não passe informações exageradas ou incompletas para que os candidatos não criem expectativas irreais.

Seja sempre claro e transparente para que ele mesmo reflita se ele se enquadra no perfil da vaga desejada. Dessa forma, você evitará que esse candidato se frustre rapidamente e saia em busca de uma oportunidade com a qual seja mais compatível, aumentando seu índice de turnover e seus custos com novos processos seletivos.

Faça pesquisas de clima

A pesquisa de clima ajuda a identificar os pontos positivos da sua empresa que podem ser utilizados para potencializar o seu processo de recrutamento e seleção e atrair os melhores talentos!

Um RH estratégico, alinhado aos objetivos da empresa investe na construção de equipes diversificadas e que se adaptem à cultura organizacional.

Um processo de recrutamento e seleção de qualidade consiste em compreender as exigências de cada cargo e encontrar profissionais que apresentem competências técnicas e comportamentais que se ajustem às tarefas pertinentes à função.

Gostou das nossas dicas para melhorar a qualidade do seu processo de recrutamento e seleção? Você percebe como a otimização desses processos impacta nos resultados do seu negócio? Compartilhe sua opinião nos comentários! Até a próxima!

Recrutamento de qualidade seleção: como melhorar os processos
Classificado como:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *