eNPS baixo? Preste atenção nesse texto: a realização do monitoramento de clima dos funcionários de sua empresa é uma ação que pode oferecer para coordenadores e gestores de RH uma visão geral de quais pontos podem ser evoluídos. Isso quando aliada a indicadores quantitativos e a uma análise que aproveite bem os dados coletados.

eNPS baixo

Um dos indicadores que podem ser utilizados em uma pesquisa de clima é o eNPS (Employee Net Promoter Score). É uma forma de mensuração que permite determinar qual é o grau de satisfação e de engajamento dos funcionários. Além da recomendabilidade da empresa (por meio da pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria sua empresa para um familiar ou amigo qualificado?”).

Mas o que fazer quando o resultado da pesquisa de clima aponta um eNPS baixo na sua empresa? Como aprender a lidar com o feedback negativo de seus funcionários e direcionar a empresa no caminho certo para melhorar o clima organizacional? Confira a seguir algumas dicas para ajudá-lo nessa importante missão!

Não desista de seu projeto

A princípio, pode ser frustrante para um profissional passar a enxergar todo o planejamento e as ações internas da empresa como algo que só está gerando descontentamento. Ou que pareça estar prejudicando a qualidade do clima organizacional.

No entanto, é sempre importante lembrar que mesmo um eNPS baixo em uma pesquisa de clima pode trazer insights positivos. Afinal, a pesquisa de clima é somente uma parte da etapa de um grande projeto que será otimizado.

Utilize o resultado de um eNPS baixo como incentivo para repensar a estratégia de gestão de pessoas de sua empresa. Manter o projeto em andamento com base nos resultados e nas críticas recebidas é um passo importante para que os problemas possam ser identificados. A partir disso a gestão pode  saber, com maior precisão, quais investimentos deverão ser feitos no curto, médio e longo prazo.

Identifique quais são os maiores pontos de impacto do eNPS baixo

Com o projeto e a gestão de pessoas funcionando a todo vapor, é preciso enxergar os padrões entre as opiniões consideradas detratoras (eNPS abaixo de 6) e neutras (eNPS 7 ou 8). Assim, é possível nortear o acompanhamento interno da empresa. Também é possível definir com maior clareza quais planos e táticas poderão ser aplicados.

Para isso, pode ser feito tanto um trabalho manual de análise quanto utilizar uma solução que organize os resultados. É interessante que essa solução gere os relatórios necessários para sua análise. Para conseguir lidar com o eNPS baixo na velocidade certa, sem gerar ainda mais descontentamento com a tabulação.   Para a divulgação dos resultados, avalie essa segunda opção, que trará mais agilidade e precisão ao processo.

Focando corretamente na raiz do problema as ações a serem implementadas tornam-se muito mais eficientes. Além disso, permite que a empresa possa conquistar detratores e neutros de volta, levando-os a vestirem novamente a camisa da companhia.

Trabalhe a comunicação interna de forma adequada

Um eNPS baixo denota problemas a serem resolvidos em relação ao clima da empresa, correto? Por isso, é importante que os administradores e líderes responsáveis por cada setor estejam a par da situação.

Isso permitirá que as informações coletadas a partir desse feedback possam gerar insights diferenciados de acordo com os conhecimentos de cada profissional da empresa. Além de ajudar a identificar a parcela de responsabilidade de cada departamento. Mais do que isso, o que pode ser feito para que o colaborador tenha suas expectativas alcançadas dentro da empresa.

Lembre-se, essa comunicação deve ser empática, não procurando apontar culpados. Mas gerar entendimento e soluções para resolver o problema do eNPS baixo na organização.

Dados negativos ainda são dados valiosos

Se pensarmos com a mentalidade do copo meio cheio, existe um lado positivo em um indicador eNPS baixo. A metodologia foi aplicada de forma adequada e os funcionários “detratores” que fizeram com que o indicador tivesse um valor baixo puderam expor seu feedback negativo. Além de apresentar críticas em relação à empresa sem medo de sofrerem qualquer tipo de represália. Garantindo o anonimato dos respondentes. Isso é sinal de que sua pesquisa de clima deu certo! Também significa que seus funcionários ainda estão dispostos a ajudar a gerar um ambiente de trabalho melhor.

Claro que, se enxergarmos o copo meio vazio, é possível que a estrutura da coleta de dados da pesquisa de clima tenha impactado negativamente. O objetivo da mensuração deve ser claro para o funcionário e as perguntas precisam ser feitas de forma discreta e garantindo o anonimato do colaborador.

Assim, os resultados da pesquisa podem ser mais detalhados, fiéis e, de fato, valiosos. Isso contribui para que as ações de melhoria tenham uma maior eficácia.

Existem oportunidades de melhoria rápida

Uma das vantagens da metodologia eNPS aplicada a uma pesquisa de clima é a possibilidade de programar esse monitoramento de forma contínua (por meio do feedback contínuo) e de poder solucionar o problema de forma rápida, fechando o ciclo e sabendo resolver feedbacks neutros e detratores. Estude mais sobre a realidade da empresa e como a metodologia pode ser melhor aplicada.

Identifique questões importantes e que possam gerar melhorias de forma mais imediata. Esses primeiros passos são fundamentais para conquistar a confiança da equipe de que a empresa está levando a sério seu feedback. É também um modo de mostrar que está tomando medidas para reverter a situação negativa.

Não se desespere!

É fácil cair no erro de tomar a crítica e o feedback negativo da pesquisa de clima de forma desproporcional. Nesse momento, é importante se despir de emoções como ego e orgulho e enxergar o  eNPS baixo com calma. Sob um olhar que pode direcionar a empresa no caminho correto.

Geralmente, esse erro é cometido justamente pelo fato de o profissional de RH estar muito próximo desses indicadores e resultados. Distancie-se um pouco no quesito emocional e aproveite as oportunidades para reverter positivamente esse quadro.

Você gostaria de saber mais sobre como trabalhar melhor seu projeto de análise de eNPS? Precisa realizar um projeto de pesquisa de clima descomplicado e que atenda às necessidades de sua empresa? A Uhmane está aqui para ajudá-lo!

O meu eNPS está baixo, e agora?
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