Nossos antepassados criaram ferramentas que melhoraram a nossa convivência e organização em sociedade, como o alfabeto e os computadores. Especialistas nos apresentaram teorias que embasam nosso trabalho até hoje, como os seis processos da gestão de pessoas, de Adalberto Chiavenato. Diferentes gerações, sociedades, organizações e pessoas deixaram a sua “marca”, o seu legado. E a sua empresa, o que está fazendo para construir o amanhã?

No artigo de hoje, falaremos a respeito desse novo paradigma no mundo do trabalho conhecido como legado. Confira!

A importância de deixar um legado da sua empresa

Os gestores estão sempre preocupados com as contas a pagar, com as metas a fechar ou mesmo “apagando incêndios” e tendo que resolver problemas que surgem a toda hora. Tudo isso acaba impossibilitando que eles consigam focar a energia e seus esforços no planejamento de projetos que possibilitem melhoria de processos e inovação.

Muitas vezes, uma forma de resolver essa situação é olhar a empresa de fora, sem a visão saturada de alguém que faz parte de seu dia a dia. Assim, é possível enxergar falhas, planejar e pensar a curto, médio e longo prazo.

Mas, e como fazer isso? É preciso ser disciplinado, criar um bom clima organizacional, saber delegar tarefas, treinar pessoas e investir em inovação e formação de líderes; esse deve ser o legado da sua empresa.

Um legado é uma forma de impacto bastante duradouro e que se torna uma referência. Ele é absorvido e incorporado nas ações das pessoas por muito tempo.

O legado inspira quem está dentro e fora da empresa e torna-se uma marca diferencial da organização. Todas as empresas deixam um legado, cabe a cada uma delas definir qual será o seu tipo de contribuição.

As empresas que apresentam um bom legado são mais valorizadas e atrativas para os clientes, pois eles buscam cada vez mais por negócios que apresentam crenças baseadas em valores sólidos.

Portanto, uma forma de obter vantagem competitiva é apresentar características que tornem o seu negócio único. Por mais que os concorrentes possam imitar o seu produto, eles não podem copiar a sua história ou os seus valores e, tão pouco, o legado da sua empresa.

No entanto, é importante lembrar que o legado da sua empresa não é construído da noite para o dia; ele é conquistado a partir das ações diárias e consistentes de sua organização.

Uma boa maneira para ajudar você com o legado da sua empresa é se questionar a respeito de como gostaria de ser lembrado. Por exemplo: “Quero que a minha empresa seja referência em relacionamento com o cliente”. Ou então: “Quero que todos aqui voltem amanhã por estarem engajados com o objetivo da empresa”. Mas para que o legado da sua empresa seja de conhecimento de todos, você não precisa publicá-lo. Com o tempo, todos irão reconhecê-lo.

Legado: o novo propósito da força de trabalho

O conceito de legado não é aplicado apenas às empresas, ele se estende também aos profissionais. A visão tradicional de carreira é aquela de que trabalho é sinônimo de emprego, que reconhece o cumprimento de tarefas específicas e determinadas dentro da jornada de trabalho, as promoções e a hierarquia vertical como sendo sinônimo de sucesso.

Já o legado é visto como a soma dos esforços por parte dos profissionais empregados para o atingimento de objetivos e do sucesso do time como um todo. Aqui, a evolução ocorre por meio da experiência em projetos diversos e em diferentes segmentos.

O legado está muito relacionado a times cross-funcionais, outra grande tendência no segmento corporativo, já que nessa estrutura profissionais de diversos perfis e de diferentes competências unem-se horizontalmente com um mesmo propósito, gerando equipes muito mais completas e dinâmicas, deixando assim como legado, a entrega de resultado, o desenvolvimento pessoal e a cocriação de soluções inovadoras.

Investir no capital humano e inovar nos processos e no relacionamento com os clientes internos (funcionários) e externos (consumidores) é uma maneira de estabelecer o legado da sua empresa. Pense a respeito da contribuição que você quer deixar para o mundo!

E para você, qual é o legado da sua empresa? Acredita que a sua organização pode desenvolver um legado? Ficou com alguma dúvida? Participe dessa discussão deixando o seu comentário!

Qual é o legado da sua empresa?
Classificado como:            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *