As grandes transformações que ocorreram no mundo e afetaram o comportamento das organizações ao longo dos anos, despertaram nos gestores o entendimento de que as pessoas são essenciais para o sucesso de qualquer negócio. Elas são inteligentes, responsáveis por introduzir o seu conhecimento dentro da organização e os seus esforços, seu comprometimento sua criatividade geram diferencial competitivo e inovação para a empresa. Dessa forma, a gestão de pessoas deve possibilitar a cooperação de todos para que os objetivos pessoais e os organizacionais sejam alcançados.

Os processos de gestão de pessoas são fundamentais para o atingimento de tais objetivos. No post de hoje, falaremos a respeito de como implementar processos de gestão de pessoas para que a sua empresa se torne mais produtiva. Confira!

Os seis processos da gestão de pessoas

O processo de gestão de pessoas contribui para que os colaboradores conquistem seus objetivos individuais e tornem-se parceiros no alcance dos objetivos organizacionais.

Para que ocorra essa relação de reciprocidade, existem seis processos, elencados pelo especialista  Idalberto Chiavenato, para a gestão de pessoas. Vamos conhecê-los? Acompanhe a seguir!

1. Processo de agregar pessoas

Esse processo de gestão de pessoas envolve práticas de recrutamento e seleção para encontrar colaboradores com o perfil adequado para cada cargo e para garantir que eles sejam capazes de atender às necessidades da empresa e de contribuir para o seu sucesso.

2. Processo de aplicar pessoas

Esse processo de gestão de pessoas está relacionado à integração das pessoas na organização (também conhecido como onboarding de novos colaboradores).

Esse processo também representa o levantamento, as orientações e o acompanhamento das atividades que serão desempenhadas. Aqui estão incluídas, ainda, as avaliações de desempenho realizadas pela empresa.

3. Processo de remunerar/recompensar pessoas

Esse processo diz respeito a um dos principais elementos de motivação dos colaboradores, visto que as pessoas buscam satisfazer suas necessidades e trabalham em busca de resultados. Existem diferentes formas para trabalhar esse ponto na empresa, como remuneração, benefícios, programas de incentivo, etc.

Utilize os resultados da pesquisa de clima para descobrir a recompensa que mais motiva seus colaboradores e que impulsionará o seu engajamento e a sua produtividade.

4. Processo de desenvolver pessoas

Estão incluídas as maneiras de capacitar e desenvolver pessoal e profissionalmente os colaboradores. Esse processo de gestão de pessoas contempla treinamentos e programas de mudança de carreira que incentivem o crescimento do time.

5. Processo de manter pessoas

O objetivo desse processo é garantir a satisfação dos colaboradores, oferecendo condições ambientais e psicológicas para que eles permaneçam na empresa. Estão inclusas as questões de qualidade de vida, segurança e higiene.

6. Processo de monitorar pessoas

Esse processo é utilizado para acompanhar o comportamento dos colaboradores, garantindo que as atividades estão sendo bem executadas e que as metas e os resultados estão sendo alcançados pelos profissionais.

São exemplos, os bancos de dados, as auditorias de recursos humanos e trabalhistas e demais ações necessárias para que a organização possa manter os processos em andamento e gerar satisfação para os seus colaboradores.

É importante frisar que esses processos de gestão de pessoas estão todos relacionados entre si e devem ser aprimorados constantemente com a finalidade de atrair, reter e desenvolver pessoas e para extrair o melhor de cada um.

As empresas que aplicam esses processos obtêm diferencial competitivo, por meio de uma ambiente de trabalho agradável e produtivo, no qual, tanto colaboradores, quanto organização se beneficiam.

Mas como implementar processos de gestão de pessoas?

Todos os processos devem ser mapeados e organizados para que a percepção dos colaboradores em relação ao seu papel dentro da organização seja compreendido e eles se dediquem para serem reconhecidos.

Para gerar as melhores práticas com a implementação dos processos de gestão de pessoas é necessário aceitar a premissa de que nem todos os colaboradores estão satisfeitos. E para lidar com isso é preciso ouvi-los, a fim de identificar o que precisa ser modificado e gerar melhorias. A seguir, listamos algumas possibilidades.

Pesquisa de clima

Esse é um importante instrumento para entender melhor o nível de engajamento dos colaboradores, construir uma cultura superior na empresa, proporcionar um clima organizacional saudável e reduzir a rotatividade de funcionários.

Avaliação de desempenho

Essa ferramenta de gestão de pessoas deve ser executada regularmente para equilibrar as expectativas dos colaboradores com as da empresa. São questionados atributos referentes a aprimoramentos, opiniões, percepções e pontos de melhoria e são traçados objetivos que devem ser desenvolvidos até a próxima avaliação. Assim, o colaborador estará disposto a dar o seu melhor constantemente.

Meritocracia

É um sistema de recompensa adotado para incentivar os colaboradores a alcançarem as suas metas e, também, para reter talentos.

Feedback contínuo

Implementar essa prática da gestão de pessoas ajuda a corrigir comportamentos erráticos, motivar e buscar melhorias e a manter um clima e uma comunicação saudáveis na organização.

Os processos de gestão de pessoas contemplam uma série de políticas e de práticas necessárias para o bom funcionamento organizacional. A sua implementação traz uma série de benefícios, como profissionais motivados e engajados, maior produtividade e melhor performance, redução de rotatividade e de custos, atingimento de metas, entre outros.

Mas para que esses resultados não sejam fugazes, é importante que os processos de gestão de pessoas sejam praticados e melhorados regularmente e façam parte da cultura da empresa.

As organizações são compostas por pessoas e dependem delas para alcançarem os seus objetivos, cumprirem suas missões e metas, terem diferencial competitivo e serem lucrativas. Já para os colaboradores, as organizações são o meio que possibilita o alcance de seus objetivos pessoais e seu desenvolvimento profissional. É uma relação ganha-ganha, que deve ser cultivada por meio da implementação dos processos de gestão de pessoas.

Agora que você já conhece os seis processos da gestão de pessoas e sabe como implementá-los, busque estratégias para aperfeiçoá-los na sua empresa. Assim, os colaboradores irão permanecer motivados e irão produzir mais, com mais qualidade e mais engajamento.

Continue aprendendo sobre o tema no nosso blog e conheça o conceito de holocracia e descubra: será que é possível existir uma empresa sem chefe? Compartilhe suas percepções nos comentários!

Processos de gestão de pessoas: como implementar?
Classificado como:    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *