A pesquisa de clima organizacional é uma estratégia utilizada pelas empresas com o objetivo de mensurar a satisfação e a insatisfação no ambiente de trabalho, a partir da visão dos seus colaboradores.

Por meio da pesquisa de clima, as empresas buscam saber a opinião do time em relação às variáveis organizacionais, como processo de trabalho, remuneração e benefícios, liderança, relacionamentos, comunicação, treinamentos, condições de trabalho, imagem da empresa, etc. Essas variáveis são responsáveis por impactar positiva ou negativamente no clima organizacional e, por consequência, no desempenho e na produtividade dos colaboradores.

Mas, para que tudo ocorra bem e a sua empresa possa obter os melhores resultados, é fundamental seguir alguns passos e evitar alguns erros.

Para ajudá-lo nessa tarefa, no post de hoje, falaremos sobre como saber se sua pesquisa de clima funcionou e o que é preciso para evitar que ela não gere bons resultados para sua empresa. Confira!

O que evitar fazer para garantir que a sua pesquisa de clima funcione?

Erro #1 Solicitar informações pessoais dos colaboradores

Não levar a sério a questão do anonimato é um erro muito grave que impedirá que a pesquisa de clima reflita os dados e problemas reais da empresa.

É essencial garantir o sigilo das informações e a não identificação do seu time para que eles respondam sinceramente e se sintam confortáveis para expressarem suas insatisfações e oferecerem sugestões e soluções sem medo de sofrerem punições e represálias por conta disso. Portanto, fuja de questões a respeito de departamento ou cargo ocupado.

Atribuir URLs para cada um dos colaboradores também pode fazer com que eles sintam que as suas respostas estão sendo monitoradas, portanto, evite fazer isso.

Erro #2 Fornecer a pesquisa de clima em papel

Não investir na automação da pesquisa de clima é um erro. Com toda a tecnologia a disposição das empresas, as pesquisas em papel tornaram-se ultrapassadas e obsoletas. Procure empresas que simplifiquem esse processo, sem necessidade de papelada e complicações e façam tudo de maneira online e automatizada.

Uma empresa que adotou uma ferramenta automatizada foi a InCompany. A organização destaca como uma das principais vantagens do seu uso a otimização do tempo dos profissionais da área de Recursos Humanos, já que, como a plataforma realiza a parte operacional da pesquisa de clima, é possível que o departamento possa planejar ações estratégicas para a empresa em busca dos melhores resultados.

Erro #3 Não incluir um responsável pela pesquisa de clima

Por mais que todo o processo seja organizado e simplificado, é comum que os colaboradores tenham dúvidas ou necessidades de suporte durante a pesquisa de clima. É bastante habitual que percam a senha, digam que não receberam o e-mail ou tenham dúvidas em relação ao preenchimento. Portanto, informe quem é o contato que pode ajudá-los.

Erro #4 Elaborar uma pesquisa muito extensa

Aplicar uma pesquisa de clima imensa e com perguntas sobre tudo pode tornar o processo cansativo. Se isso ocorrer, os colaboradores não irão responder as perguntas com sinceridade e a pesquisa irá falhar.

Erro #5 Não incluir um campo para feedback

Um campo nas pesquisas de clima para que os colaboradores justifiquem as suas posições é muito importante para que as empresas possam entender quais ações estão funcionando bem e quais precisam ser melhoradas, unindo assim, uma resposta quantitativa a uma qualitativa e obtendo resultados completos que nortearão a sua tomada de decisão.

Erro #6 Não divulgar os resultados da pesquisa de clima e não definir um plano de ação

Talvez esse seja o maior de todos os erros que a empresa possa cometer: “engavetar” a pesquisa de clima. Esse erro desencadeará uma série de consequências, como frustração, desmotivação, desperdício de tempo, de energia e de dinheiro, etc.

Ao final do processo da pesquisa de clima é imprescindível definir um plano de ação, de forma que as sugestões tornem-se ações concretas para a melhoria do ambiente de trabalho.

Esse plano de ações deve ser divulgado juntamente com os principais resultados da pesquisa de clima, mesmo que eles não sejam bons. Caso a pesquisa de clima tenha apresentado muitos pontos críticos, priorize os mais graves inicialmente. Às vezes, eliminando esses aspectos, o restante se corrige quase que automaticamente.

Informar os resultados da pesquisa de clima para os colaboradores amplia a credibilidade e transmite a todos o sentimento de que a empresa está disposta a ouvi-los e a atender às suas necessidades.

Erro #7 Não adotar o feedback contínuo

A estratégia de adotar o feedback é uma das principais e mais efetivas formas de gerenciamento de equipes. É uma forma de repassar informações a respeito de desempenho, alinhar expectativas em relação ao desenvolvimento do trabalho e de estimular os colaboradores quanto à sua importância para a empresa.

O feedback também minimiza a insegurança em frente às novidades, visto que o colaborador sabe que receberá orientação e direcionamento em relação ao que está desempenhando.

As empresas devem adotar o feedback contínuo como uma cultura, isto é, não deve ser uma prática inconstante ou realizada uma vez ao ano. Dessa forma, o diálogo será sempre estimulado e situações extremas para o clima organizacional serão evitadas.

O feedback contínuo irá potencializar os resultados obtidos a partir da pesquisa de clima e evitará ruídos organizacionais.

Qual é o tempo necessário para saber se a pesquisa de clima funcionou?

A melhora no clima organizacional é a resposta para essa pergunta. A partir do momento em que a empresa se dispõe a colocar em prática o que os colaboradores apontaram na pesquisa de clima como pontos de insatisfação, eles irão se sentir ouvidos e apreciados. Certamente, na próxima pesquisa de clima, esses pontos já não aparecerão.

Um ambiente saudável torna os colaboradores mais produtivos e a empresa mais rentável. Para isso, as organizações devem adotar a pesquisa de clima para diagnosticar processos que precisem ser melhorados para a potencialização da atuação da empresa.

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