A pesquisa de clima adesão é uma estratégia utilizada pelas empresas com o objetivo de mensurar a satisfação e a insatisfação no ambiente de trabalho, a partir da visão dos seus colaboradores.

pesquisa de clima adesão

Por meio da pesquisa de clima adesão, as empresas buscam saber a opinião do time em relação às variáveis organizacionais. Como processo de trabalho, remuneração e benefícios, liderança, relacionamentos, comunicação, treinamentos, condições de trabalho, imagem da empresa, etc. Essas variáveis são responsáveis por impactar positiva ou negativamente no clima organizacional. Por consequência, influenciam também no desempenho e na produtividade dos colaboradores.

Mas, para que tudo ocorra bem e a sua empresa possa obter os melhores resultados, é fundamental seguir alguns passos e evitar alguns erros.

Para ajudá-lo nessa tarefa, no post de hoje, falaremos sobre como saber se sua pesquisa de clima funcionou e o que é preciso para evitar que ela não gere bons resultados para sua empresa. Confira!

O que evitar fazer para garantir que a sua pesquisa de clima funcione?

Erro #1 Solicitar informações pessoais dos colaboradores

Não levar a sério a questão do anonimato é um erro muito grave. Isso impedirá que a pesquisa de clima reflita os dados e problemas reais da empresa.

É essencial garantir o sigilo das informações e a não identificação do seu time para que eles respondam sinceramente. Assim eles se sentem confortáveis para expressarem suas insatisfações e oferecerem sugestões sem medo de sofrerem punições ou represálias por conta disso. Portanto, fuja de questões a respeito de departamento ou cargo ocupado.

Erro #2 Fornecer a pesquisa de clima em papel

Não investir na automação da pesquisa de clima é um erro. Com toda a tecnologia a disposição das empresas, as pesquisas em papel tornaram-se ultrapassadas e obsoletas. Procure empresas que simplifiquem esse processo. Sem necessidade de papelada e complicações e façam tudo de maneira online e automatizada.

Uma empresa que adotou uma ferramenta automatizada foi a InCompany. A organização destaca como uma das principais vantagens do seu uso a otimização do tempo dos profissionais da área de Recursos Humanos. Já que, como a plataforma realiza a parte operacional da pesquisa de clima. Assim, é possível que o departamento possa planejar ações estratégicas para a empresa em busca dos melhores resultados.

Erro #3 Não incluir um responsável pela pesquisa de clima

Por mais que todo o processo seja organizado e simplificado, é comum que os colaboradores tenham dúvidas ou necessidades de suporte durante a pesquisa de clima. É bastante habitual que percam a senha, digam que não receberam o e-mail ou tenham dúvidas em relação ao preenchimento. Portanto, informe quem é o contato que pode ajudá-los.

Erro #4 Elaborar uma pesquisa muito extensa

Aplicar uma pesquisa de clima imensa e com perguntas sobre tudo pode tornar o processo cansativo. Se isso ocorrer, os colaboradores não irão responder as perguntas com sinceridade e a pesquisa irá falhar.

Erro #5 Não incluir um campo para feedback

Um campo nas pesquisas de clima para que os colaboradores justifiquem as suas posições é muito importante. Assim as empresas conseguem entender quais ações estão funcionando bem e quais precisam ser melhoradas. Unindo assim, uma resposta quantitativa a uma qualitativa e obtendo resultados completos que nortearão a sua tomada de decisão.

Erro #6 Não divulgar os resultados da pesquisa de clima e não definir um plano de ação

Talvez esse seja o maior de todos os erros que a empresa possa cometer: “engavetar” a pesquisa de clima. Esse erro desencadeará uma série de consequências, como frustração, desmotivação, desperdício de tempo, de energia e de dinheiro, etc.

Ao final do processo da pesquisa de clima adesão é imprescindível definir um plano de ação, de forma que as sugestões tornem-se ações concretas para a melhoria do ambiente de trabalho.

Esse plano de ações deve ser divulgado juntamente com os principais resultados da pesquisa de clima, mesmo que eles não sejam bons. Caso a pesquisa de clima tenha apresentado muitos pontos críticos, priorize os mais graves inicialmente. Às vezes, eliminando esses aspectos, o restante se corrige quase que automaticamente.

Informar os resultados da pesquisa de clima adesão para os colaboradores amplia a credibilidade e transmite a todos o sentimento de que a empresa está disposta a ouvi-los e a atender às suas necessidades.

Erro #7 Não adotar o feedback contínuo

A estratégia de adotar o feedback é uma das principais e mais efetivas formas de gerenciamento de equipes. É uma forma de repassar informações a respeito de desempenho, alinhar expectativas em relação ao desenvolvimento do trabalho e de estimular os colaboradores quanto à sua importância para a empresa.

O feedback também minimiza a insegurança em frente às novidades, visto que o colaborador sabe que receberá orientação e direcionamento em relação ao que está desempenhando.

As empresas devem adotar o feedback contínuo como uma cultura, isto é, não deve ser uma prática inconstante ou realizada uma vez ao ano. Dessa forma, o diálogo será sempre estimulado e situações extremas para o clima organizacional serão evitadas.

O feedback contínuo irá potencializar os resultados obtidos a partir da pesquisa de clima e evitará ruídos organizacionais.

Qual é o tempo necessário para saber se a pesquisa de clima adesão funcionou?

A melhora no clima organizacional é a resposta para essa pergunta. A partir do momento em que a empresa se dispõe a colocar em prática o que os colaboradores apontaram na pesquisa de clima como pontos de insatisfação, eles irão se sentir ouvidos e apreciados. Certamente, na próxima pesquisa de clima, esses pontos já não aparecerão.

Um ambiente saudável torna os colaboradores mais produtivos e a empresa mais rentável. Para isso, as organizações devem adotar a pesquisa de clima para diagnosticar processos que precisem ser melhorados para a potencialização da atuação da empresa.

Quer saber mais sobre como melhorar o clima organizacional de seu negócio para engajar funcionários e conquistar resultados? Baixe grátis nosso e-book e descubra tudo sobre o tema!

pesquisa de clima adesão: como saber se a minha funcionou?
Classificado como:                

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *