A pesquisa de clima organizacional é uma estratégia que deve ser adotada por empresas que desejam mensurar e entender o nível de satisfação de um dos seus bens mais preciosos: os seus colaboradores.

Os principais motivos de insatisfação profissional são os problemas de relacionamento, as condições e õ ambiente de trabalho, a ausência de benefícios e os baixos salários. Mas isso pode variar de empresa para empresa, portanto, é preciso perguntar ao seu time se seus membros realmente estão felizes no trabalho ao invés de tentar adivinhar isso.

A pesquisa de clima organizacional, quando feita com as perguntas certas, é uma das melhores ferramentas para diagnosticar o ambiente de trabalho e mensurar a satisfação dos colaboradores.

Existem diversos benefícios que são obtidos por meio da aplicação da pesquisa de clima organizacional. Promover mudanças que irão potencializar o engajamento dos colaboradores, alinhar os objetivos dos funcionários com os da organização, detectar falhas de comunicação e reter talentos são alguns deles.

Para ajudá-lo nessa tarefa, elaboramos o post de hoje com 10 perguntas que você deve fazer em sua pesquisa de clima organizacional. Confira a seguir!

1. Você acredita que terá oportunidades de crescimento nesta empresa?

A pesquisa de clima organizacional serve para que as empresas diagnostiquem as suas melhores práticas e descubram pontos de melhoria. Por outro lado, ela também proporciona um momento de reflexão para os colaboradores. Se você não terá oportunidades de crescimento, será que não está acomodado?

2. Seu trabalho proporciona um aprendizado contínuo?

O aprendizado contínuo faz com que os colaboradores sintam-se constantemente desafiados. Quem não gosta de um desafio e do prazer obtido através da concretização e da entrega de resultados?

Além disso, os colaboradores não ficam acomodados e são estimulados a darem o seu melhor, o que é bom para eles e excelente para a empresa.

3. Você se sente incentivado a fazer o seu melhor diariamente?

Fazer esse questionamento permite entender o fluxo organizacional e de que forma ele interage e estimula os envolvidos: empresa, chefia, colegas, estrutura.

4. A empresa oferece oportunidades de treinamento?

Treinamentos proporcionam o desenvolvimento dos profissionais, diminuem os índices de turnover e aumentam os níveis de engajamento.

Essa pergunta deve ser feita na pesquisa de clima organizacional para saber se todos se sentem convidados a participar dos treinamentos e avaliar se a empresa está utilizando essa poderosa estratégia de gestão.

Existem diversas maneiras de oferecer treinamentos sem a necessidade de grandes investimentos.

5. Os colaboradores da empresa têm um bom relacionamento?

O bom relacionamento entre os colaboradores é sinônimo de trabalho em equipe. Fazer essa pergunta em sua pesquisa de clima organizacional auxilia no diagnóstico do nível de engajamento do time.

6. Você desejaria ter funções de maior responsabilidade?

Essa pergunta é importante para conhecer as ambições do time e verificar se há acomodação. Afinal, se o colaborador deseja ter mais responsabilidades, ele está investindo em aprendizagem? Ele está desempenhando bem as funções atuais?

7. Você considera que o seu trabalho é importante para que a empresa atinja os seus objetivos?

Os colaboradores devem sentir que são verdadeiros agentes de mudanças. Para isso, os líderes devem delegar tarefas; assim, todos se sentem valorizados e importantes.

A partir do momento em que o colaborador adota os objetivos da empresa como se fossem os seus, os melhores resultados são obtidos, pois foi despertado nele o sentimento de pertencimento e todas as suas decisões serão tomadas visando alcançar esses resultados.

8. Você recebeu feedback nos últimos dias?

Essa pergunta deve ser feita na pesquisa de clima organizacional para identificar se essa prática está sendo realizada, afinal, ela melhora os relacionamentos e os índices de engajamento.

9. O ambiente de trabalho na empresa é bom?

Essa é uma pergunta-chave e que não pode faltar na sua pesquisa de clima organizacional, pois as respostas irão nortear as decisões da empresa para a melhora do ambiente de trabalho.

Os fatores que incomodam os colaboradores podem estar relacionados à falta de condicionador de ar, conversas excessivas, chefe difícil, etc. Um bom ambiente de trabalho e um clima organizacional saudável aumentam a produtividade e a felicidade de todos.

10. A sua remuneração é condizente com o seu trabalho?

Para garantir que a resposta a essa pergunta da pesquisa de clima organizacional seja um grande SIM!, realize pesquisas de mercado constantemente.

Desenvolver e determinar quais perguntas devem constar na pesquisa de clima organizacional é uma tarefa que deve ser conduzida por profissionais habilitados e experientes para que você possa entender o clima organizacional, estabelecer a mudança necessária, oferecer as melhores condições de trabalho e garantir um excelente desempenho e a elevação da motivação, do engajamento e da produtividade das equipes – além de ajudar a sua empresa a dar tchau para o climão!

Para garantir os melhores resultados através da pesquisa de clima organizacional, recomendamos que ela seja aplicada de maneira automatizada, assim seu setor de RH não ficará sobrecarregado e contará com os resultados tabulados em relatórios precisos com muito mais agilidade.

Quer uma pesquisa de clima automatizada pronta para disparar para seu time? Entre em contato com a Uhmane!

10 perguntas que você deve fazer em sua pesquisa de clima organizacional
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *