Ao contrário do que muita gente pensa, clima organizacional e cultura organizacional não são sinônimos, apesar de existir uma relação estreita entre eles. A cultura de uma empresa pode ser definida como o conjunto de valores e hábitos compartilhados. É desenvolvida ao longo do tempo por seus dirigentes e funcionários. Nessa cultura, incluem-se as relações, atitudes e os padrões de comportamento. São eles que direcionam a maioria das ações e decisões do negócio.

clima organizacional e cultura organizacional

A cultura de uma organização fornece as principais diretrizes e seus limites. É ela que ajuda a guiar os membros da empresa na maneira esperada e correta de realizar seus trabalhos do dia a dia. Esse comportamento está enraizado na organização. Por isso, é um tanto difícil mudá-lo. Dessa forma, a cultura pode ser um fator que individualiza uma empresa perante as demais.

Já o clima organizacional tem mais a ver com o o modo como os membros de uma organização experimentam a cultura da empresa. É o reflexo dos efeitos dessa cultura na empresa como um todo. Se a cultura pode ser considerada como a “personalidade” da organização, o clima seria o seu “humor”.

No post de hoje, saiba mais sobre qual o impacto do clima organizacional e cultura organizacional. Vamos lá?

A relação entre clima organizacional e cultura organizacional

Estamos no momento em que os profissionais estão priorizando a qualidade de vida e a satisfação no trabalho. As organizações têm procurado criar um ambiente positivo, propício para estimular a criatividade e alcançar resultados.

Bons salários e benefícios não são mais os únicos fatores para reter funcionários. As pessoas esperam de uma empresa um clima agradável e amistoso para trabalhar. Quando isso não ocorre, há conflitos, falta de produtividade e resultados subestimados.

Ao contrário da cultura, que possui um caráter mais amplo, rígido e de lenta transformação, o clima organizacional está sujeito a mudanças frequentes. Pode ser moldado pelos gestores de uma organização. O clima é muito mais fácil de ser percebido, podendo ser administrado tanto no curto quanto no médio prazo. O clima pode ser um diferencial entre as empresas, separando aquelas com boa gestão de pessoas daquelas que somente consideram suas equipes como um mero recurso.

No momento que a empresa faz o seu planejamento estratégico, a cultura deve ser levada em conta. Certificando-se de que ela não esteja causando descontentamento entre seus colaboradores. Sem um entendimento profundo sobre a cultura vigente, os esforços para a adoção de novos objetivos podem ser em vão. A cultura deve ser utilizada como uma alavanca para novas estratégias, para depois colocar os planos em prática.

Quando a organização consegue propiciar a satisfação das necessidades dos seus colaboradores e motivar comportamentos para alcançar objetivos, tem-se um clima que levará ao aumento da sua eficiência.

Cultura organizacional como processo de mudanças

Por meio da pesquisa de clima organizacional é possível diagnosticar o ambiente de trabalho e mensurar a satisfação dos funcionários. Essas pesquisas enfatizam a percepção dos membros da organização quanto aos procedimentos, às políticas de RH, à liderança, ao engajamento, etc.

Nas pesquisas relativas à cultura, é necessário refletir sobre os porquês dos elementos vigentes. Além dos seus significados individuais como estilos de liderança, costumes, tecnologias e procedimentos utilizados. Tão importante quanto ter a cultura é saber como ela pode ser adaptada às mudanças econômicas, políticas e culturais. Mas sem relevar a satisfação do seu capital humano.

É importante que os líderes estejam alinhados e atentos ao clima organizacional e cultura organizacional. Que sempre ocorra a empatia e a comunicação com os seus funcionários, a fim de envolvê-los com os objetivos e as metas da organização.

A mudança se faz necessária seja para o crescimento, corte de despesas ou seja para explorar novos mercados. Ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, que a empresa estaria perdendo sua identidade, na verdade, a mudança de cultura pode indicar que ela não está presa ao seu passado, sem encontrar espaço para a inovação.

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Clima organizacional e cultura organizacional: impacto na sua empresa
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