As empresas, cada vez mais, se preocupam com valorização, capacitação, engajamento e retenção de talentos como estratégia competitiva, ou seja, clima. A ideia é fornecer um ambiente agradável e que estimule a criatividade e a produtividade para deixar os colaboradores felizes, motivados, engajados e comprometidos com os objetivos do negócio.

E todos esses aspectos estão relacionados com o clima organizacional. Para obter os melhores resultados, a empresa deve seguir alguns passos fundamentais. Para ajudá-lo nessa tarefa, no post de hoje, preparamos 5 dicas práticas para melhorar o clima organizacional da sua empresa. Confira!

1. Percepção do clima

Uma boa maneira de melhorar o clima organizacional da sua empresa é ficar sempre atento às suas variações. Conheça a sua equipe e estimule o diálogo e o feedback frequente. Dessa forma, você poderá apoiar e orientar o seu time de acordo com a personalidade e a necessidade de cada um.

Fiscalize as jornadas da sua equipe e garanta momentos para que todos possam descontrair e relaxar, a fim de que o clima fique sempre agradável e produtivo.

Interaja com todos e detecte focos de fofoca e “rádio corredor”, que são indicativos de que algo não vai bem no clima organizacional e que há um climão no ar!

2. Aplicação de uma pesquisa

A aplicação de uma pesquisa de clima é uma poderosa ferramenta para melhorar o clima organizacional. Muitas vezes, por medo de penalidades e retaliações, os colaboradores deixam de reclamar, se queixar, sugerir, propor melhorias e acabam internalizando ressentimentos e insatisfações, o que não é nada saudável, nem para eles, muito menos para a empresa.

Por meio da aplicação de uma pesquisa que garanta o sigilo das informações, todos irão se sentir mais seguros e confortáveis para responderem e apontarem o que precisa ser melhorado na empresa, sentindo-se parte não do problema, mas da cocriação de soluções.

3. Avaliação das respostas

As pessoas querem ser ouvidas! Cerca de 80% dos participantes de um estudo afirmaram ser fundamental para sua satisfação que seu líder ouça suas ideias.

Mas apenas permitir que seus colaboradores se expressem e não compartilhar resultados é muito frustrante. Portanto, não realize uma pesquisa de clima organizacional apenas por realizar.

Compartilhe os resultados para que todos tenham acesso às informações e conheçam as ações que serão implementadas. Essa atitude irá conferir maior credibilidade ao processo e, inclusive, aumentará o índice de adesão para futuras pesquisas e projetos da empresa.

A partir dos resultados obtidos com a pesquisa, a organização terá condições de elaborar ações para manter os aspectos positivos e melhorar os desfavoráveis.

4. Feedback honesto com o time

Promova feedbacks constantes para apontar os melhores caminhos, reconhecer e elogiar o bom desempenho e indicar o que deve ser corrigido e melhorado.

Essa prática irá fortalecer os relacionamentos e tornar o clima organizacional muito mais saudável. Reserve um local reservado e convide o funcionário para uma troca de ideias.

Quando for necessário abordar pontos falhos, deixe claro que existem alternativas para que ele sinta que pode reverter o quadro e que você acredita em seu potencial.
Atenção! O feedback deve ocorrer e beneficiar líderes e liderados, portanto, estimule sempre para que todos saibam, inclusive, como conversar com seu chefe!

5. Manutenção do clima com ações que engajam

Para preservar o clima organizacional é importante manter ações que engajem o time, como por exemplo, oferecer um café da manhã para a equipe para alinhar os objetivos da empresa, elogiar, pontuar o que deve ser melhorado para alcançá-los e estimular o espírito de equipe.

Lembre-se: não basta apenas fazer a pesquisa e criar algumas ações pontuais de melhoria, é preciso regularidade e constância, para que seu time permaneça sempre engajado, produtivo e motivado!

Para obter outros insights para melhorar o clima organizacional da sua empresa, utilize a pesquisa de clima. Assim, você será capaz de identificar o que precisa ser trabalhado para manter seu time sempre comprometido com o seu negócio e alcançar o sucesso operacional e financeiro!

E então, pronto para colocar essas dicas em prática? Não perca a chance de começar agora mesmo a estruturar sua pesquisa de clima e obter os melhores resultados! Baixe grátis nosso e-book e descubra tudo sobre o tema!

5 dicas práticas para melhorar o clima organizacional da sua empresa
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *