As empresas brasileiras buscam por estratégias que garantam a sua sustentabilidade. Evitando fazer parte das estatísticas negativas presentes em tempos de crise. Uma das soluções encontradas é otimizar os processos e reduzir as despesas. As políticas de Recursos Humanos podem ajudar a economizar com recrutamento e treinamento por meio de planejamento e minimização de erros.

recrutamento

No post de hoje, falaremos sobre como economizar com recrutamento e treinamento. Continue a leitura e saiba como encarar esse desafio com práticas que vão elevar a credibilidade e a eficiência da sua empresa. Confira!

Economizando com recrutamento

A nova imposição ditada pelo ritmo do mercado é fazer mais com menos. Dessa forma, o RH deve minimizar erros e ser cada vez mais assertivo.

Mas como economizar com recrutamento? É fundamental apostar em inovação e criatividade para aplicar as melhores práticas. Abaixo, elencamos algumas dicas, acompanhe!

Esteja atento ao roteiro da entrevista

As entrevistas, com o passar do tempo, tornaram-se bastante previsíveis. Os candidatos sabem o que será perguntado e preparam as respostas com antecedência.

Proponha questionamentos que evidenciem a experiência dos candidatos. Pergunte sobre os resultados obtidos em experiências anteriores e a solução de situações-problema.

Estabeleça desafios que reflitam aqueles que a sua empresa dedica-se a solucionar diariamente. Estimule os candidatos a tomarem decisões que ajudem nesse processo. Você será capaz de observar as habilidades deles, ao invés de simplesmente ouvir respostas ensaiadas e que distorçam a realidade e os perfis.

Seja transparente

Não forneça informações exageradas que conduzirão a expectativas irreais. Seja sempre claro, esclarecendo detalhes do cargo e habilidades esperadas. Fale sobre os valores pessoais de acordo com os da empresa, atribuições e responsabilidades e tudo que julgar relevante para que os candidatos possam entender se enquadram-se no perfil da vaga e na cultura da empresa.

Assim, você reduzirá gastos com turnover, pois nada pior do que contratar alguém que nem ao menos conhece as atividades que irá realizar e logo sairá em busca de uma oportunidade mais adequada, certo? Além de prejudicar sua produtividade, situações como essa podem custar: de acordo com pesquisa, o custo da perda de um funcionário pode custar à empresa até 213% do valor de seu salário.

De olho na economia! Como reduzir custos com treinamento

Os treinamentos representam uma poderosa maneira de redução de despesas, já que os colaboradores que recebem bons (e constantes) treinamentos geram retorno positivo para as organizações.

Esses resultados são mensurados por meio do nível de satisfação dos clientes, pela lucratividade e pelo aumento da produtividade. Além disso, ao contar com uma equipe bem treinada, a empresa evitará custos emergenciais com reposição de vagas devido a afastamentos, como doenças, licenças e férias.

Em tempos de crises, as organizações contam com recursos reduzidos, o que leva alguns empresários a tomar decisões equivocadas cortando “custos” com treinamento. Para escapar desse erro, elencamos algumas dicas para promover o conhecimento sem aumentar gastos. Veja a seguir!

Adote um programa de mentores

Os colaboradores que são mais experientes podem auxiliar os novos, orientando, tirando dúvidas e transmitindo conhecimentos e informações.

Forme grupos de estudos

Permitir que seu grupo debata temas em grupo é uma boa maneira de economizar com treinamento, gerar mais entendimento e aumentar a interação entre os colaboradores, que poderão compartilhar seu conhecimento e cocriar soluções em conjunto.

Estimule o rodízio de funções

Adotando o rodízio entre as áreas, você formará funcionários mais completos e aptos a exercer mais funções, valorizando a todos e gerando mais conhecimento.

Para saber outras dicas de como economizar com recrutamento e treinamento, utilize a pesquisa de clima para evidenciar as melhores práticas utilizadas pela empresa e descobrir aquelas que precisam ser trabalhadas para manter seu time sempre motivado e engajado com os objetivos e metas do seu negócio. O resultado? Sucesso e engajamento!

E então, já sabe como economizar com recrutamento e treinamento na sua empresa? Já está convencido de que a otimização desses processos pode impactar nos resultados do seu negócio? Então não perca a chance de começar agora mesmo a estruturar sua pesquisa de clima e obter os melhores resultados! Baixe grátis nosso e-book e descubra tudo sobre o tema!

Como economizar com recrutamento e treinamento
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *