Para atingir resultados, mensurar a qualidade de processos e medir os níveis de satisfação de sua equipe, bem como sua percepção geral do ambiente e cultura da empresa, é fundamental aplicar uma pesquisa de clima com uma pergunta eNPS. No post de hoje, entenda quais são os benefícios do employee net promoter score em relação às outras metodologias utilizadas no mercado. Confira!

employee net promoter score

O que é o eNPS (employee net promoter score)?

O eNPS (Employee Net Promoter Score) é uma metodologia derivada do sistema NPS (Net Promoter Score). Criado por Fred Reichheld, o NPS visava a resolver um problema identificado nas pesquisas de satisfação do consumidor. Além da sua deficiência em mensurar a lealdade do cliente com maior precisão.

Originalmente, o NPS é uma metodologia utilizada como métrica de avaliação da experiência do cliente. A partir da simples pergunta “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa para um amigo?” é verificado o nível de satisfação e de fidelidade dos clientes.

O employee net promoter score traz essa pergunta internamente para a empresa. Assim, é possível mensurar a lealdade e a satisfação do funcionário em relação à empresa. Tornando possível identificar e revisar problemas no processo e na estratégia interna do negócio. Garantindo assim um nível de satisfação e, consequentemente, maior produtividade e lucratividade.

De acordo com estudos da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, empregados satisfeitos e com um bem-estar garantido são tão importantes para os resultados de uma empresa quanto ter clientes satisfeitos.

E uma boa implementação de estratégias de endomarketing e gestão de pessoas feita a partir da avaliação do eNPS pode ajudar o clima empresarial. Sua equipe pode ser incentivada a alcançar objetivos maiores no ambiente de trabalho e a sentir-se engajada e motivada com essas metas.

Os benefícios do eNPS: simplicidade em todas as etapas do processo

A pergunta sugerida pela metodologia do eNPS é extremamente simples, e esse é um dos benefícios do eNPS em relação a outras métricas. No caso do employee net promoter score, a questão seria adaptada para “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria um amigo ou familiar qualificado para uma vaga na sua empresa?”.

Assim, a taxa de adesão à ferramenta é bem alta por conta de sua simplicidade. A escala da recomendação de 0 a 10 é simples, sem incluir casas decimais, o que torna o padrão da resposta mais facilitado.

A etapa de avaliação das respostas também é simplificada. Não há qualquer coeficiente mais complexo de cálculo ou correlação entre diferentes índices. Diferente do que ocorre com outras métricas. A resposta a ser fornecida por meio de uma escala de 0 a 10 facilita a análise do índice de satisfação. Isso faz do eNPS uma metodologia simples de ser implementada.

#1 Maior agilidade nas análises que utilizam a metodologia do eNPS

Como já vimos, entre os benefícios do eNPS temos sua simplicidade e alta taxa de adesão. Esses fatores permitem que os gestores e responsáveis pela pesquisa obtenham respostas de forma ágil.

A rapidez desse feedback permite que funcionários insatisfeitos ou com baixo nível de fidelidade sejam rapidamente identificados e contatados. Assim a empresa pode ter um maior entendimento de seus problemas e busque soluções. O que é interessante caso trate-se de uma questão prioritária e existam recursos para a otimização dos processos. Isso faz com que a empresa gere uma imagem de confiança e fidelidade junto à sua equipe.

#2 O planejamento empresarial e os benefícios do eNPS na implementação de mudanças

As informações oferecidas a partir de uma pesquisa de clima utilizando o employee net promoter score são um recurso poderoso. Setores e processos podem ser avaliados e melhorados visando a ampliar o bem-estar e a satisfação dos funcionários. Isso permite que a empresa tenha oportunidades para evoluir e incentiva a fidelização da equipe e a indicação de novos talentos.

#3 Metodologia adaptável a empresas e negócios de todos os tipos

Entre os benefícios do eNPS, é importante ressaltar que essa metodologia se adapta a todo o tipo de negócio. Não importa o segmento, porte ou o mercado de atuação: o eNPS se encaixa nas ferramentas de pesquisa e inovação da empresa.

É possível, inclusive, aplicar a metodologia do eNPS em áreas ou setores específicos. Muitas vezes, o clima organizacional parece passar por algum problema generalizado. Mas na verdade pode tratar-se de uma questão específica de algum departamento. Identificando prontamente os focos, é possível resolver os problemas internos de forma mais certeira.

#4 O eNPS permite mensuração em longo prazo

A facilidade em implementação torna o eNPS uma ferramenta que pode ser constantemente aplicada em pesquisas e análises futuras. Assim, é possível traçar um quadro comparativo dos impactos positivos e negativos. Então passa-se a acompanhar a evolução da empresa e da satisfação de seus funcionários.

#5 Suporte a ações de endomarketing, marketing e RH

O eNPS aponta a porcentagem de funcionários que indicaria a empresa para outras pessoas. Com base nessa informação e sabendo como fidelizá-los e solucionar suas dores, é possível desenvolver ações e campanhas para engajar o colaborador. Além de incentivar a aquisição de novos talentos pelo RH! Já que por conta da indicação, podem estar muito mais alinhados com os valores e a cultura da empresa. Isso permite ter uma aderência e um processo de retenção de talentos mais eficiente. Além de ainda ajuda a reduzir a alta rotatividade gerada por funcionários insatisfeitos.

Outro benefício que pode ser salientado é a construção positiva da marca cujos trabalhadores estão com alto nível de satisfação. Premiações como o Top Employers Brasil 2016 geram credibilidade e publicidade boca a boca positivas para a empresa. Um fator importante para a construção de confiança para a marca.

Sua empresa utiliza pesquisa e métricas para mensurar a satisfação de seus funcionários? Gostaria de saber mais sobre como ajudar a sua organização a deixar os clientes satisfeitos e dessa forma reduzir custos e lucrar mais?

Baixe grátis nosso e-book e comece já a seguir no caminho certo para melhorar os processos de seu negócio e o engajamento de seus funcionários!

Employee net promoter score: conheça os principais benefícios
Classificado como:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *