Para atingir resultados, mensurar a qualidade de processos e medir os níveis de satisfação de sua equipe, bem como sua percepção geral do ambiente e cultura da empresa, é fundamental aplicar uma pesquisa de clima com uma pergunta eNPS. No post de hoje, entenda quais são os benefícios do eNPS em relação às outras metodologias utilizadas no mercado. Confira!

O que é o eNPS?

O eNPS (Employee Net Promoter Score) é uma metodologia derivada do sistema NPS (Net Promoter Score). Criado por Fred Reichheld, o NPS visava a resolver um problema identificado nas pesquisas de satisfação do consumidor e sua deficiência em mensurar a lealdade do cliente com maior precisão.

Originalmente, o NPS é uma metodologia utilizada como métrica de avaliação da experiência do cliente. A partir da simples pergunta “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa para um amigo?” é verificado o nível de satisfação e de fidelidade dos clientes.

O eNPS traz essa pergunta internamente para a empresa. Assim, é possível mensurar a lealdade e a satisfação do funcionário em relação à empresa, tornando possível identificar e revisar problemas no processo e na estratégia interna do negócio garantindo um nível de satisfação e, consequentemente, maior produtividade e lucratividade.

De acordo com estudos da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, empregados satisfeitos e com um bem-estar garantido são tão importantes para os resultados de uma empresa quanto ter clientes satisfeitos.

E uma boa implementação de estratégias de endomarketing e gestão de pessoas feita a partir da avaliação do eNPS pode ajudar com que o clima empresarial seja otimizado e sua equipe incentivada a alcançar objetivos maiores no ambiente de trabalho e a sentir-se engajada e motivada com essas metas.

Os benefícios do eNPS: simplicidade em todas as etapas do processo

A pergunta sugerida pela metodologia do eNPS é extremamente simples, e esse é um dos benefícios do eNPS em relação a outras métricas. No caso do eNPS, a questão seria adaptada para “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa empresa como um bom local de trabalho?”.

Assim, a taxa de adesão à ferramenta é bem alta por conta de sua simplicidade. A escala da recomendação de 0 a 10 é simples, sem incluir casas decimais, o que torna o padrão da resposta mais facilitado.

A etapa de avaliação das respostas também é simplificada. Não há qualquer coeficiente mais complexo de cálculo ou correlação entre diferentes índices, diferente do que ocorre com outras métricas. A resposta a ser fornecida por meio de uma escala de 0 a 10 facilita a análise do índice de satisfação, tornando o eNPS uma metodologia simples de ser implementada.

#1 Maior agilidade nas análises que utilizam a metodologia do eNPS

Como já vimos, entre os benefícios do eNPS temos sua simplicidade e alta taxa de adesão. Esses fatores permitem que os gestores e responsáveis pela pesquisa obtenham respostas de forma ágil.

A rapidez desse feedback permite que funcionários insatisfeitos ou com baixo nível de fidelidade sejam rapidamente identificados e contatados, para que a empresa possa ter um maior entendimento de seus problemas e busque soluções, caso trate-se de uma questão prioritária e existam recursos para a otimização dos processos. Isso faz com que a empresa gere uma imagem de confiança e fidelidade junto à sua equipe.

#2 O planejamento empresarial e os benefícios do eNPS na implementação de mudanças

As informações oferecidas a partir de uma pesquisa de clima utilizando o eNPS como parte de sua metodologia são um recurso poderoso para o planejamento da empresa. Setores e processos podem ser avaliados e melhorados visando a ampliar o bem-estar e a satisfação dos funcionários. Isso permite que a empresa tenha oportunidades para evoluir e incentiva a fidelização da equipe e a indicação de novos talentos.

#3 Metodologia adaptável a empresas e negócios de todos os tipos

Entre os benefícios do eNPS, é importante ressaltar que essa metodologia se adapta a todo o tipo de negócio. Não importa o segmento, porte ou o mercado de atuação, o eNPS se encaixa nas ferramentas de pesquisa e inovação da empresa.

É possível, inclusive, aplicar a metodologia do eNPS em áreas ou setores específicos. Muitas vezes, o clima organizacional parece passar por algum problema generalizado, quando na verdade pode tratar-se de uma questão específica de algum departamento. Identificando prontamente os focos, é possível resolver os problemas internos de forma mais certeira.

#4 O eNPS permite mensuração em longo prazo

A facilidade em implementação torna o eNPS uma ferramenta que pode ser constantemente aplicada em pesquisas e análises futuras. Assim, é possível traçar um quadro comparativo dos impactos positivos e negativos e acompanhar a evolução da empresa e da satisfação de seus funcionários.

#5 Suporte a ações de endomarketing, marketing e RH

O eNPS aponta a porcentagem de funcionários que indicaria a empresa para outras pessoas. Com base nessa informação e sabendo como fidelizá-los e solucionar suas dores, é possível desenvolver ações e campanhas para engajar o colaborador, além de incentivar a aquisição de novos talentos pelo RH que, por conta da indicação, podem estar muito mais alinhados com os valores e a cultura da empresa, o que permite uma aderência e um processo de retenção de talentos mais eficiente, e ainda ajuda a reduzir a alta rotatividade gerada por funcionários insatisfeitos.

Outro benefício que pode ser salientado é a construção positiva da marca cujos trabalhadores estão com alto nível de satisfação. Premiações como o Top Employers Brasil 2016 geram credibilidade e publicidade boca a boca positivas para a empresa, construindo confiança para a marca.

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