A pesquisa de clima organizacional, feita com perguntas essenciais, é uma das melhores ferramentas para diagnosticar o ambiente de trabalho e mensurar a satisfação dos colaboradores.

Os benefícios gerados a partir da aplicação da pesquisa de clima organizacional são diversos, como promover mudanças assertivas que irão aumentar os níveis de engajamento e de motivação, aprimorar técnicas para obter uma equipe de alta performance, verificar se os objetivos de todos estão alinhados, localizar falhas na comunicação, detectar pontos de tensão e ações para eliminá-los, estabelecer um plano de retenção de talentos, etc. De acordo um estudo realizado na Universidade Warwick, no Reino Unido, a felicidade no ambiente de trabalho leva a um incremento de 12% na produtividade.

Para ajudar você a obter esses benefícios para a sua empresa, no post de hoje, elaboramos um checklist com as perguntas essenciais em uma pesquisa de clima. Confira a seguir!

O que considerar na pesquisa de clima

Ao elaborar uma pesquisa, é preciso levar em consideração algumas variáveis que influenciam o clima organizacional, como:

  • Equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional e as condições de trabalho.
  • Desafio e nível da satisfação no emprego, remuneração e benefícios.
  • Identificação com a empresa, entendimento do negócio e objetivos.
  • Reconhecimento por gestores, pares e equipes.
  •  Relacionamento com líderes e colegas de equipe.

Perguntas essenciais em uma pesquisa de clima

1. Você entende que a comunicação entre as áreas é eficiente?

Essa pergunta é fundamental para poder medir o nível de comunicação entre as áreas, evitando ruídos e falhas. Por mais que os colaboradores estejam engajados no cumprimento de suas atividades, se a comunicação entre as áreas não ocorrer, a vontade do funcionário de dar o seu melhor irá diminuir, pois ele não perceberá o significado de seu trabalho, nem sentirá que a empresa tem preocupação em informá-lo e integrá-lo aos resultados da organização.

Por meio de uma comunicação eficaz, o envolvimento das pessoas aumenta, pois ela estimula a sinergia para o alcance dos resultados desejados.

2. Você conhece quais são as oportunidades de crescimento dentro da empresa?

As empresas exigem esforços dos colaboradores para o atingimento de metas. Os funcionários, por sua vez, precisam atuar em um ambiente estimulante que ofereça subsídios para seu crescimento desenvolvimento.

Se os funcionários não forem capazes de enxergar um futuro dentro da empresa, logo buscarão oportunidades na concorrência. Portanto, crie planos de carreira e certifique-se de que o seu time tome conhecimento!

3. A maneira como seu chefe avalia a sua performance é clara?

As relações precisam ser sempre claras e transparentes. Considerando as avaliações, isso não pode ser diferente. Para que as ações não tenham caráter pessoal, a comunicação entre chefia e funcionário deve ser constante, por meio do fornecimento de feedbacks constantes, tanto os positivos quanto os construtivos.

4. O ambiente de trabalho é bom?

O melhor ambiente de trabalho é o que permite o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, que fornece um bom clima e estrutura para que o colaborador exerça suas funções adequadamente. Além disso, um ambiente de trabalho saudável leva a um aumento na produtividade, criatividade e felicidade do funcionário.

5. Você é ouvido?

Permitir que os colaboradores tenham liberdade para expressarem suas opiniões e sintam-se agentes de mudanças ao serem ouvidos é muito importante. Portanto, estimule sempre o diálogo e dedique-se a ouvir a todos.

Cerca de 80% dos participantes de um estudo afirmaram ser fundamental para sua satisfação que seu líder ouça suas ideias.

6. Os chefes são capazes de delegar atividades?

Essa é uma das perguntas essenciais em uma pesquisa de clima. Um líder que centraliza as atividades é sinônimo de queda de produtividade e aumento da desmotivação. Delegando atividades, todos sentirão que são importantes e valorizados.

7. A sua equipe tem os mesmos objetivos?

Essa questão é importante para diagnosticar o nível de engajamento dos times e descobrir se todos operam tendo em vista os mesmos objetivos ou se alguns só estão cumprindo horário, sobrecarregando os demais. O trabalho em equipe é uma das chaves para o sucesso organizacional.

8. A sua remuneração atende suas necessidades?

Conhecer as necessidades dos colaboradores e as práticas do mercado é essencial. Faça pesquisas e garanta que os salários sejam compatíveis.

9. Você tem prazer de trabalhar nesta empresa?

Ah, a sensação de pertencer, o gosto em vestir a camisa, nada melhor! Por meio de oportunidades que criem impacto e de benefícios que valorizem os colaboradores, todos sentem mais prazer em trabalhar e não dão espaço para o surgimento do temível climão organizacional.

10. Você é tratado de forma respeitosa?

A garantia do sigilo da pesquisa permite que todos sejam sinceros ao respondê-la. Assim, torna-se possível, inclusive, diagnosticar práticas desrespeitosas e abusos, portanto fique atento!

11. A infraestrutura da empresa é adequada?

Oferecer instalações bem equipadas, limpas e funcionais é fundamental para que os funcionários possam exercer suas atividades com motivação e sem queda de produtividade.

12. Você conhece as expectativas que a empresa tem em relação ao seu trabalho?

Aqui, cabe um momento de reflexão por parte do colaborador em que ele pode se atentar para as próprias falhas e pontos passíveis de melhoria: ele está realmente dando o seu melhor?

13. Você se sente apoiado para fazer o seu melhor diariamente?

A empresa, a chefia, os colegas e a estrutura dão condições ao colaborador de melhorar constantemente? Essa pergunta é essencial para entender o fluxo organizacional como um todo e como ele afeta a todos os envolvidos.

14. Você recomendaria esta empresa para algum amigo ou familiar?

Essa pergunta é o eNPS e serve para medir o nível de engajamento dos colaboradores e o índice de indicabilidade de seu negócio.

15. Por um salário igual ao que recebe atualmente, você sairia desta empresa para trabalhar para um concorrente?

O salário não é o único estímulo que pode ser oferecido aos colaboradores. Existem diversos outros benefícios que podem reduzir a taxa de turnover. Essa pergunta é essencial para diagnosticar em quais aspectos a empresa está à frente ou atrás dos concorrentes.

16. Você sabe para quem pedir ajuda quando algo inesperado acontece durante o trabalho?

É fundamental que todos se sintam amparados e que sejam estimulados a pedir ajuda, sem medo de retaliações. Além disso, é importante saber quem faz o quê para facilitar esse processo.

17. Você recebeu algum feedback nas últimas semanas?

O feedback deve ser constante! Essa pergunta é essencial para identificar se essa prática está sendo usada corretamente, facilitando o relacionamento e aumentando o engajamento do time.

A pesquisa de clima organizacional é um passo muito importante para a mudança organizacional.

A aplicação de um instrumento elaborado a partir do nosso checklist de perguntas essenciais em uma pesquisa de clima irá ajudar a sua empresa a dar adeus ao climão, garantindo uma equipe engajada e motivada.

Continue aprendendo sobre o tema no nosso blog e, se você quer saber mais sobre o assunto, entre em contato com a Uhmane!

Checklist: perguntas essenciais em uma pesquisa de clima
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *