Antes de pensar na satisfação dos clientes externos, a motivação nas organizações deve estar no radar com seus clientes internos (seus colaboradores) para que eles vistam a camisa e se dediquem por inteiro para alcançar as metas organizacionais.

motivação nas organizações

Nos últimos anos, as empresas passaram a compreender a questão da motivação nas organizações. E promoveram mudanças em seus valores, em suas metodologias e programas internos. Uma vez que sem o engajamento dos funcionários, o sucesso e a sustentabilidade do negócio estarão comprometidos.

O fator humano passou, então, a ter papel de destaque nas preocupações dos gestores. Tem sido usado como diferencial para vencer a competitividade do mercado atual.

No post de hoje, falaremos sobre como funcionários motivados podem impactar a motivação nas organizações. Continue lendo e descubra!

Como a motivação nas organizações e dos seus funcionários impacta seu negócio

A motivação já era estudada na década de 1920 e desde então diversos estudos e teorias foram propostos. Ela é individual, pessoal, além de ser bastante complexo de motivar a todos da mesma forma e ao mesmo tempo. Mas, por meio de uma boa liderança, a empresa evolui e se torna capaz de incentivar seus colaboradores.

As organizações são formadas por pessoas e são elas que agem efetivamente para que a empresa opere e gere resultados. A motivação nas organizações pode impactar seu negócio de forma positiva.

Funcionários desmotivados e desgostosos irão aumentar o índice de turnover e seus gastos e comprometer a performance ou a produtividade. Uma vez que não criam nenhum vínculo com a empresa ou com seu desempenho no mercado.

Já funcionários motivados e engajados irão se sentir respeitados e reconhecidos. Vão se tornar parceiros do seu negócio, indo muito além do cumprimento de suas obrigações. Uma pesquisa demonstrou que colaboradores mais motivados produzem 12% a mais.

O sucesso e a continuidade da motivação nas organizações só serão possíveis se você conseguir conquistar os seus colaboradores.

O que fazer para despertar a motivação nas organizações

Há diversas táticas para ajudar a despertar a motivação nas organizações; entre elas destacam-se:

Encoraje seu time a encontrar seus pontos fortes

É preciso saber descobrir e desenvolver habilidades. Para isso, incentive os colaboradores para que eles ganhem maior destaque por meio da utilização de suas habilidades e pontos fortes. Eles se sentirão reconhecidos e motivados!

Valorize a criatividade

Motive os funcionários oferecendo ferramentas que possibilitem e estimulem seu processo criativo. Essa atitude impacta diretamente no nível de engajamento. Pois estimula o pensamento e faz todos acreditar no que estão fazendo, dando significado a seu trabalho e ajudando a criar senso de pertencimento.

Estimule o trabalho em equipe

Para impactar seu negócio, os funcionários devem sentir que fazem parte de um grande grupo e que são importantes para a empresa, gerando um sentimento de “propósito” na equipe. Com isso, um colega ajudará o outro a manter a resiliência e a motivação em sua rotina de trabalho.

Como manter seus funcionários motivados

Incentivar a motivação não é apenas uma ação pontual; os funcionários precisam ser estimulados a manterem sua motivação com constância e regularidade.

Para isso, uma tática viável é estabelecer um sistema de recompensas que estimule a motivação do time, permitindo um clima organizacional agradável e dinâmico que contribuirá com o crescimento da empresa.

Para determinar os fatores motivacionais e as modificações que são necessárias, as empresas devem optar por um instrumento que possa mensurar a satisfação e colher feedback de seus colaboradores.

A pesquisa de clima é uma poderosa ferramenta que pode ser utilizada para descobrir como as pessoas se sentem na empresa. Após a realização de um mapeamento interno, é possível agir diretamente nos focos dos problemas, dessa forma, melhorando o clima de trabalho e eliminando eventuais barreiras que estão reduzindo ou suprimindo a motivação dos funcionários de sua empresa.

Ter um bom clima organizacional é vantajoso para todos, é uma relação ganha-ganha, já que resulta em mais prazer para trabalhar, maior envolvimento com as atividades e obtenção de melhores resultados, produtividade e desempenho.

E então, já está convencido de que funcionários motivados podem impactar seu negócio e de que é preciso pensar no clima organizacional da sua empresa?

Então aproveite a chance de começar a estruturar sua pesquisa de clima. Baixe grátis nosso e-book com um guia definitivo para você medir a felicidade e a satisfação de seus funcionários e mãos à obra!

Motivação nas organizações: qual é o impacto para as empresas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *