A pesquisa de clima organizacional é uma valiosa ferramenta que permite que as empresas identifiquem os seus pontos fortes e os aspectos que necessitam de ajustes, além de ser uma ótima oportunidade para que as organizações captem sugestões para melhorar o dia a dia dos colaboradores e o andamento das atividades, aumentando o engajamento e a produtividade da equipe.

Para que as empresas prosperem em meio à competitividade do mercado atual, é necessário estar atento aos problemas referentes ao clima organizacional, mensurando e monitorando o grau de satisfação de seus colaboradores. A evolução do mercado de trabalho despertou nas organizações a necessidade de desenvolver foco e destaque em um RH estratégico e suas ferramentas para reter talentos engajados na empresa, uma vez que a competição não se dá apenas por clientes – mas também por talentos.

No entanto, para se atingir esses resultados, de nada adianta investir em tecnologia e contar com o processo mais moderno, ou ainda, realizar pesquisas de clima apenas para seguir o protocolo ou cumprir obrigações; quem participa de uma pesquisa espera ficar sabendo quais foram os seus resultados e quais ações serão desenvolvidas a seguir, dessa forma, é fundamental que a empresa faça a divulgação dos resultados.

No post de hoje, falaremos sobre como compartilhar com o seu time os resultados da pesquisa de clima. Confira!

Faça uma reunião levantando os melhores e piores pontos

Após fazer a análise de pesquisa de clima, os resultados específicos devem ser informados por meio de reuniões presenciais com os grupos referentes a cada uma das áreas envolvidas. Por meio da pesquisa, será possível saber quais ações devem ser priorizadas e implementadas; as mudanças devem ser efetuadas a partir dos dados recolhidos na pesquisa.

Compartilhe os resultados utilizando as ferramentas da comunicação corporativa, como cartazes, e-mail, banners, folders, intranet, mural, etc.

Seja transparente e não mascare os resultados, apresente os melhores e piores pontos propondo sugestões para manter o que está bom e de melhoria do que está deixando a desejar. Abra também espaço para feedback da equipe. Insights muito ricos podem surgir a partir disso.

Enfatize o anonimato

O anonimato é um dos cuidados que você deve ter ao escolher ferramentas de clima organizacional. Os colaboradores precisam ser ouvidos, no entanto, muitas vezes, eles sentem medo de falar o que realmente pensam sobre o trabalho.

Perguntar diretamente aos funcionários pode não ser a melhor abordagem, já que eles irão se sentir apreensivos, com receio de retaliações ou punições. A garantia do anonimato, além de conferir maior credibilidade ao processo, irá permitir que seu time sinta-se mais confortável. Portanto, do início ao fim do processo, ressalte que, em todas as etapas, o anonimato dos colaboradores foi preservado. Isso deixará os funcionários mais seguros e abertos a novas participações.

Mostrar apenas os números?

Os números são importantes para que se entenda o quanto determinados pontos foram levantados por funcionários na pesquisa, eles ajudam a identificar as questões mais relevantes para o grupo. Entretanto, eles ajudam a perceber apenas elementos mais quantitativos.

Para que se veja os resultados de modo mais amplo e completo, é preciso também apresentar qualitativamente o que será realizado a partir da análise da pesquisa.

Por isso, junto com o resultado da pesquisa, apresente as decisões por parte da empresa para melhorar os pontos críticos detectados, essa atitude gerará credibilidade ao processo e à gestão e à liderança da organização.

É natural que as pessoas queiram saber os resultados, mas não se atenha apenas aos números. Utilize os resultados obtidos na pesquisa e informe a respeito das iniciativas que serão aplicadas em sua decorrência. Mostre que a empresa valoriza a contribuição dos funcionários.

Apresente as decisões que serão tomadas a curto prazo e os planos a serem lançados a longo prazo

Após a análise qualitativa dos dados obtidos na pesquisa de clima organizacional, você deve criar um plano de ações e comunicar ao seu time todos os estágios desse processo. Há iniciativas mais simples ou urgentes, que poderão ser implementadas de modo mais imediato e aquelas mais complexas ou que exigem um investimento maior, que poderão ser realizadas a médio ou longo prazo. Deixe claro para os funcionários qual é o prazo de cada ação, assim, não haverá quebra de expectativa nem boatos organizacionais.

Mostre para a equipe que ela está sendo ouvida

Com base nos resultados obtidos na pesquisa é preciso rever iniciativas, dessa forma seus colaboradores se sentirão valorizados, pois foram ouvidos e atendidos.

A divulgação dos resultados da pesquisa gera credibilidade e favorecerá o engajamento e índice de participação dos funcionários nas pesquisas futuras.

Ao perceberem que, de fato, sua opinião foi levada a sério dará um up na motivação dos colaboradores e trará benefícios para sua empresa, como a retenção de talentos, engajamento e aumento do sentimento de pertencimento.

Periodicidade da apresentação dos resultados

Sendo realista: por melhor que sejam as suas intenções, você não conseguirá mudar o mundo de uma única vez. A periodicidade da apresentação dos resultados será determinada a partir do tempo que será necessário para a conclusão da análise, implementação de melhorias e que os colaboradores percebam as mudanças decorrentes da pesquisa.

Assim, seja realista no planejamento da frequência; a aplicação regular da pesquisa de clima organizacional é fundamental, pois se trata de uma ação que tem por objetivo as melhorias no ambiente e nas relações de trabalho. A pesquisa de clima é um dos processos que mais mobilizam os colaboradores, já que todos os níveis hierárquicos respondem aos questionários e contribuem para gerar um ambiente mais positivo na organização.

O compartilhamento dos resultados gerais representa o fechamento de um ciclo e demonstra o empenha da empresa em escutar seus funcionários e garantir o alinhamento dos objetivos organizacionais, aumentando o engajamento e colocando todos no mesmo nível de entendimento.

É por meio da análise dos resultados da pesquisa de clima organizacional que os gestores poderão tomar decisões mais precisas que permitam que o clima interno seja otimizado e aumente o nível de engajamento, motivação, produção e desempenho dos colaboradores. Com o compartilhamento dos resultados, os colaboradores irão se sentir ouvidos e inclinados a participar das próximas pesquisas e ações propostas pela empresa, garantindo melhorias contínuas à organização, retenção de talentos, visibilidade e diferencial competitivo.

A aplicação de uma pesquisa de clima sem compartilhamento dos resultados pode prejudicar o engajamento dos funcionários e criar climão, colocando em risco o sucesso de sua organização. Continue aprendendo sobre o tema no nosso blog e, se você quer saber mais sobre o assunto, entre em contato com a Uhmane!

Como compartilhar os resultados da pesquisa de clima com meu time?
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