A pesquisa de clima resultados é uma valiosa ferramenta que permite que as empresas identifiquem os seus pontos fortes e os aspectos que necessitam de ajustes, além de ser uma ótima oportunidade para que as organizações captem sugestões para melhorar o dia a dia dos colaboradores e o andamento das atividades, aumentando o engajamento e a produtividade da equipe.

pesquisa de clima resultados

Para que as empresas prosperem em meio à competitividade do mercado atual, é necessário estar atento aos problemas referentes ao clima organizacional.  Seja mensurando ou monitorando o grau de satisfação de seus colaboradores. A evolução do mercado de trabalho despertou nas organizações a necessidade de desenvolver foco. Além de destaque em um RH estratégico e suas ferramentas para reter talentos engajados na empresa. Uma vez que a competição não se dá apenas por clientes – mas também por talentos.

No entanto, para se atingir a pesquisa de clima resultados, de nada adianta apenas investir em tecnologia e contar com o processo mais moderno. Ou realizar pesquisas de clima apenas para seguir o protocolo ou cumprir obrigações. Quem participa de uma pesquisa espera ficar sabendo quais foram os seus resultados. E também quais ações serão desenvolvidas a seguir, dessa forma, é fundamental que a empresa faça a divulgação da pesquisa de clima resultados.

No post de hoje, falaremos sobre como compartilhar com o seu time pesquisa de clima resultados. Confira!

Faça uma reunião levantando os melhores e piores pontos

Após fazer a análise de pesquisa de clima, os resultados específicos devem ser informados por meio de reuniões presenciais. Pode ser feito com os grupos referentes a cada uma das áreas envolvidas, por exemplo. Por meio da pesquisa, será possível saber quais ações devem ser priorizadas e implementadas. As mudanças devem ser efetuadas a partir dos dados recolhidos na pesquisa.

Compartilhe os resultados utilizando as ferramentas da comunicação corporativa. Como cartazes, e-mail, banners, folders, intranet, mural, etc.

Seja transparente e não mascare os resultados. Apresente os melhores e piores pontos propondo sugestões para manter o que está bom e de melhoria do que está deixando a desejar. Abra também espaço para feedback da equipe. Insights muito ricos podem surgir a partir disso.

Enfatize o anonimato

O anonimato é um dos cuidados que você deve ter ao escolher ferramentas de clima organizacional. Os colaboradores precisam ser ouvidos. No entanto, muitas vezes, eles sentem medo de falar o que realmente pensam sobre o trabalho.

Perguntar diretamente aos funcionários pode não ser a melhor abordagem. Já que eles irão se sentir apreensivos, com receio de retaliações ou punições. A garantia do anonimato, além de conferir maior credibilidade ao processo, irá permitir que seu time sinta-se mais confortável. Portanto, do início ao fim do processo, ressalte que, em todas as etapas, o anonimato dos colaboradores foi preservado. Isso deixará os funcionários mais seguros e abertos a novas participações.

Mostrar apenas os números?

Os números são importantes para que se entenda o quanto determinados pontos foram levantados por funcionários na pesquisa. Eles ajudam a identificar as questões mais relevantes para o grupo. Entretanto, eles ajudam a perceber apenas elementos mais quantitativos.

Para que se veja os resultados de modo mais amplo e completo, é preciso também apresentar qualitativamente o que será realizado a partir da análise da pesquisa.

Por isso, junto com o resultado da pesquisa, apresente as decisões por parte da empresa. Seja para melhorar os pontos críticos detectados ou gerar credibilidade ao processo. A gestão e a liderança da organização também ficam com a credibilidade aumentada.

É natural que as pessoas queiram saber os resultados, mas não se atenha apenas aos números. Utilize os resultados obtidos na pesquisa e informe a respeito das iniciativas que serão aplicadas em sua decorrência. Mostre que a empresa valoriza a contribuição dos funcionários.

Apresente as decisões que serão tomadas a curto prazo e os planos a serem lançados a longo prazo

Após a análise qualitativa dos dados obtidos na pesquisa de clima organizacional, você deve criar um plano de ações. Também é preciso comunicar ao seu time todos os estágios desse processo. Há iniciativas mais simples ou urgentes, que poderão ser implementadas de modo mais imediato. Ou aquelas mais complexas, que exigem um investimento maior, que poderão ser realizadas a médio ou longo prazo. Deixe claro para os funcionários qual é o prazo de cada ação. Assim, não haverá quebra de expectativa nem boatos organizacionais.

Mostre para a equipe que ela está sendo ouvida

Com base nos resultados obtidos na pesquisa é preciso rever iniciativas. Dessa forma seus colaboradores se sentirão valorizados, pois foram ouvidos e atendidos.

A divulgação dos resultados da pesquisa gera credibilidade e favorecerá o engajamento e índice de participação dos funcionários nas pesquisas futuras.

Ao perceberem que, de fato, sua opinião foi levada a sério dará um up na motivação dos colaboradores. Isso trará benefícios para sua empresa, como a retenção de talentos, engajamento e aumento do sentimento de pertencimento.

Periodicidade pesquisa de clima resultados

Sendo realista: por melhor que sejam as suas intenções, você não conseguirá mudar o mundo de uma única vez. Por isso uma pesquisa de clima contínua é indicada para quem quer constantemente melhorar. O clima não deve ser cuidado pontualmente. Ele deve estar presente no dia a dia e, o feedback contínuo, deve se tornar rotina.

O compartilhamento dos resultados gerais representa o fechamento de um ciclo e demonstra o empenha da empresa em escutar seus funcionários e garantir o alinhamento dos objetivos organizacionais, aumentando o engajamento e colocando todos no mesmo nível de entendimento. Quando os resultados são compartilhados de forma contínua, é mais fácil estabelecer planos de ação e ainda novas medidas a serem tomadas.

É por meio da análise dos resultados da pesquisa de clima organizacional que os gestores poderão tomar decisões mais precisas que permitam que o clima interno seja otimizado e aumente o nível de engajamento, motivação, produção e desempenho dos colaboradores. Com o compartilhamento dos resultados, os colaboradores irão se sentir ouvidos e inclinados a participar das próximas pesquisas e ações propostas pela empresa, garantindo melhorias contínuas à organização, retenção de talentos, visibilidade e diferencial competitivo.

A aplicação de uma pesquisa de clima sem compartilhamento dos resultados pode prejudicar o engajamento dos funcionários e criar climão, colocando em risco o sucesso de sua organização. Continue aprendendo sobre o tema no nosso blog e, se você quer saber mais sobre o assunto, entre em contato com a Uhmane!

Pesquisa de clima resultados: como analisar e compartilhar
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