Toda a empresa precisa constantemente ter atenção ao seu clima organizacional. Promover com uma frequência definida a pesquisa de clima é uma das medidas necessárias para que providências possam ser tomadas rapidamente, antes mesmo que bons profissionais tomem outro rumo deixando a empresa, por exemplo.

A ferramenta de pesquisa de clima é uma solução que permite que se conheça expectativas, opiniões e a avaliação que os colaboradores fazem sobre seu trabalho, suas relações laborais e sua empresa e como esses fatores estão afetando seu engajamento e desempenho. Conhecer essas informações e utilizá-las para promover melhorias e alinhamentos internos ajuda na retenção de talentos, redução de turnover, aumento da motivação de seu time e de sua produtividade. Entretanto, para que seja possível colher esses benefícios, é preciso ter alguns cuidados. Conheça-os a seguir!

1. Preparação da pesquisa

Para que a execução da pesquisa traga bons resultados é preciso também investir em sua preparação. É necessário avaliar com cuidado seus objetivos, perguntas fundamentais, questões que você precisa da avaliação de seus colaboradores. A fase de elaboração do instrumento de pesquisa deve ser realizada com atenção e foco a fim de escolher a metodologia e ferramentas de aplicação mais eficazes.

2. Público-alvo

Qual é o setor da empresa que você quer alcançar com a pesquisa? Ela será direcionada para determinado departamento, para estagiários, terceirizados? Decidir qual é o universo da pesquisa é essencial na etapa de preparação e para ajudar na escolha da ferramenta da pesquisa de clima. O número de funcionários participantes também poderá impactar no valor a ser pago pela realização da pesquisa, portanto defina-o com precisão.

3. Condução da pesquisa de clima

Outra definição que deve ser tomada é escolher se a pesquisa será aplicada pelo próprio RH da empresa, por uma consultoria especializada ou ferramenta automatizada de pesquisa de clima. Esta definição dependerá do objetivo e do quão capacitado é o RH da sua empresa. Geralmente, as ferramentas de pesquisa automatizadas é a solução recomendada para os casos que não queiram gastar tempo e investimento financeiro para a aplicação. Elas são rápidas, práticas de serem aplicadas, com resultados em tempo real.

4. Formato da pesquisa

Na fase de planejamento, também é importante prever qual será o formato de aplicação de sua pesquisa de clima. Há opção de se realizar entrevistas, grupos focais e, o mais comum, de se realizar a pesquisa por meio do preenchimento de um questionário, o que ajuda a manter o sigilo e a dar mais liberdade para que seu colaborador se expresse com sinceridade.

No caso de questionário, há métodos para aplicação offline e on-line. A Uhmane, por exemplo, possui um processo que é completamente on-line, com pesquisa de clima automatizada, desde o cadastramento da empresa até a realização da pesquisa e o feedback para a companhia contratante. Além disso, o uso da ferramenta da pesquisa de clima no primeiro mês é gratuito.

5. Anonimato

Ao saberem que terão de responder a uma pesquisa de clima muitos funcionários podem ficar um pouco apreensivos. Por isso, avalie parceiros e soluções que assegurem o anonimato de seus colaboradores, isso trará credibilidade à ação e fará com que seu time fique mais a vontade para expressar tanto suas insatisfações com as políticas empregadas quanto para dar sugestões de melhorias sem receio de retaliações ou punições.

6. Praticidade na aplicação

Para que todos os funcionários possam participar é preciso que a participação na pesquisa seja descomplicada, simples e prática. Avalie opções que facilitem todo o processo para você e seus funcionários.

7. Funcionalidades da ferramenta de pesquisa de clima

Outro fator fundamental na hora de escolher esse tipo de ferramenta é avaliar quais são os recursos da solução. Por exemplo, ela permite perguntas abertas e fechadas? Ela gera relatórios facilmente?

8. Limitações da ferramenta

Também é fundamental avaliar se a ferramenta para aplicação da pesquisa de clima possui limitações que possam impactar em sua realização. Há soluções, por exemplo, que limitam o número possível de funcionários a serem cadastrados para participação.

9. Modo como os resultados são entregues

Em processos com tabulação manual, a obtenção dos resultados da pesquisa pode ser bastante morosa. Já em soluções de pesquisa de clima automatizada, há mais segurança e agilidade para todo o processo, tornando possível que a etapa de tabulação seja realizada com muita rapidez e de modo prático e fácil, por meio de download de relatórios no sistema ou até mesmo visualização rápida de gráficos e respostas no próprio painel.

10. Suporte

Outro cuidado fundamental é priorizar soluções que forneçam suporte para a sua empresa sempre que necessário, ajudando a resolver dúvidas que possam surgir no decorrer da execução da pesquisa.

O principal objetivo de uma pesquisa de clima é fornecer dados que ajudem a empresa a motivar e engajar seus funcionários, garantindo sua satisfação e eliminando empecilhos que estejam reduzindo sua produtividade.

Portanto, lembre-se de que de nada adianta realizar a pesquisa se ela não for utilizada em seu processo de tomada de decisões, gerando melhorias. Para ajudá-lo nisso, confira nossas dicas de como analisar sua pesquisa de clima e, se ficou com alguma dúvida, compartilhe-a nos comentários!

10 cuidados que você/sua empresa deve ter ao escolher ferramentas de clima organizacional
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