A etapa de análise da pesquisa de clima é o momento em que os dados e as informações coletadas são interpretadas e geram insights de ações de melhoria a serem executadas. Insights são as informações descobertas que nos permitem compreender melhor como se dá o clima organizacional da empresa e como os colaboradores acreditam que ele possa melhorar.

Faz parte desse clima os sentimentos principais da satisfação dos funcionários em relação a diferentes aspectos da cultura da empresa (RH, supervisão, tomada de decisões, objetivo e missão, entre outros).

A partir da análise da pesquisa de clima organizacional, gestores podem tomar decisões mais precisas e que façam com que o clima organizacional interno seja otimizado e auxilie no engajamento e no bom desempenho dos colaboradores. Quer saber como? Continue acompanhando o artigo de hoje!

Análise da pesquisa de clima organizacional em relação ao eNPS

O eNPS (employee Net Promoter Score) cumpre bem o seu papel em medir um fator abstrato que é o engajamento dos funcionários da empresa. Além disso, auxilia na classificação dos colaboradores da equipe, permitindo estratégias bem definidas de comunicação interna.

É importante levar em conta os seguintes aspectos durante a análise de sua pesquisa de clima incluindo a metodologia eNPS:

Avaliação da nota

É importante analisar a nota tanto para definir os diferentes perfis (detratores, neutros e promotores) quanto para uma avaliação da média geral do eNPS.

Funcionários detratores e neutros, por exemplo, podem gerar insights tanto em relação ao desenvolvimento profissional de cada colaborador quanto uma reavaliação da própria liderança da empresa. O que não está sendo feito para engajar esses funcionários? Quais são os pontos de interação com esses funcionários que precisam ser revistos? O mesmo se aplica aos colaboradores com alto índice na escala eNPS. Esses funcionários estão recebendo espaço e atenção para que tenham mais força ao promover a empresa? Quais ações estão sendo realizadas para destacar e recompensar esses perfis que vestem a camisa da organização?

Identificação de problemas críticos

A análise da pesquisa de clima precisa considerar e elencar a prioridade de algumas respostas abertas. Caso seja uma questão urgente e altamente requisitada pelos funcionários da empresa, é preciso colocá-la como prioridade e investir os esforços e recursos necessários para que essa questão não prejudique o clima organizacional de sua empresa nem o desempenho de seus funcionários.

Já críticas ou elogios isolados podem ter menor prioridade durante a análise, sendo ações a serem implementadas futuramente caso realmente seja necessário.

Organização de palavras-chave

As respostas abertas da pesquisa de clima realizada provavelmente seguirão um padrão e poderão gerar informações dispersas. Para uma melhor organização, é recomendado utilizar um sistema fácil de ser aplicado e compartilhado, como é o caso da nuvem de palavras (word clouds), que elenca as palavras-chave mais utilizadas.

Ferramentas online gratuitas podem realizar essa nuvem de palavras tornando seus insights mais organizados e visualmente atrativos durante o compartilhamento e a análise dos resultados.

Compreensão dos ganhos rápidos

Assim como as questões críticas a serem reparadas, é importante notar se a análise gera oportunidades para soluções de ganho rápido – ou seja, decisões que possam melhorar o clima organizacional e o humor de seus colaboradores rapidamente.

Presentear sua equipe com uma pequena lembrança ou comemorar um resultado recém-atingido são exemplos de soluções de ganho rápido que podem ser implementadas de forma ágil.

Planejamento estratégico sobre as mudanças

A pesquisa de clima organizacional e o uso da metodologia do eNPS partem do desenvolvimento do planejamento estratégico da empresa. Portanto, ao realizar a análise e organizar os insights obtidos, é necessário considerar qualquer mudança implementada em relação ao planejamento, fazendo com que a ação seja bem estruturada e alinhada com o planejamento e os objetivos da empresa.

Transparência em relação à tomada de decisão

Não alimente falsas esperanças ou propague informações falsas em relação às mudanças que serão realizadas no ambiente interno de sua empresa. Os resultados das informações e os próximos passos da estratégia empresarial devem ser informados aos funcionários com clareza e transparência, sem expor os dados eNPS dos funcionários entrevistados ou gerar falsas expectativas.

Análise diferenciada para perguntas específicas

Diferentemente dos perfis de funcionários da escala eNPS e das diversas interpretações que podem ser tomadas por respostas abertas, pesquisas com resposta “Sim” ou “Não” permitem a implementação mais facilitada de uma solução, por tratarem-se de perguntas específicas, tornando mais objetiva a análise de seu resultado.

Por isso, sempre que possível, inclua questões assim em sua pesquisa. Por exemplo: ao invés de perguntar “Qual é sua percepção sobre como seu gestor avalia seu desempenho” prefira “A maneira como seu gestor avalia sua performance é clara?”.

Considerações finais sobre a avaliação e análise da pesquisa de clima

A pesquisa de clima organizacional permite que a empresa conheça a percepção de seus colaboradores quanto a seu ambiente, às políticas internas e condições de trabalho que levam à satisfação ou à insatisfação de seus funcionários. Por isso, essa é uma ferramenta altamente estratégica para as organizações, possibilitando que elas façam ajustes que ajudem a garantir a satisfação, o engajamento e a produtividade de seus times.

É importante solicitar um critério de avaliação claro e justo por parte dos gestores ao analisarem a pesquisa de clima, fazendo com que a performance exigida seja sempre clara e alcançável pelos colaboradores que desejam continuar com a empresa e se desenvolver profissionalmente de uma forma saudável.

Trabalhar a retenção e o engajamento de seus colaboradores é uma etapa importante para criar uma base forte no clima organizacional de sua empresa. Por isso, é preciso que as ações que visem a melhorias no ambiente, nas relações e nos processos de trabalho tenham uma constância durante sua execução. Para isso, a aplicação regular da pesquisa de clima organizacional e da pesquisa eNPS é fundamental.

Estimular seus funcionários a se desenvolverem e trabalhar em um ambiente interno sadio e agradável é um fator que impacta não só na estrutura interna, como também gera resultados positivos nos processos externos, fazendo com que sua empresa inspire tanto seus funcionários quanto seus clientes e parceiros.

Você ficou com alguma dúvida sobre a análise da pesquisa de clima organizacional? Sua empresa já utiliza a eNPS? Compartilhe sua experiência nos comentários e continue acompanhando nosso blog para outras dicas!

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