A retenção de talentos deixou de ser um diferencial competitivo e passou a ser fundamental para a sobrevivência das empresas. Pois manter uma equipe engajada e comprometida com a organização é essencial para do crescimento e o sucesso de qualquer negócio. Para que isso ocorra, é necessário desenvolver algumas ações que proporcionem o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.

Sua empresa precisa reduzir o turnover e manter seus talentos motivados e engajados? Então, confira as dicas a seguir!

retenção

7 passos para aumentar a retenção de talentos

Passo #1 Crie programas de recrutamento e treinamentos

Desde a seleção, os profissionais devem saber o que a sua empresa efetivamente faz. Assim conseguem determinar se as suas expectativas e atitudes estão alinhadas com a cultura organizacional. Seja sempre transparente, sem passar informações exageradas. Esclareça quais habilidades e valores pessoais são esperados de cada um.

Para reter seus talentos, invista constantemente em treinamentos, avaliando necessidades e formas de aprimorar sua equipe. É importante valorizar seus talentos, acompanhando o desenvolvimento e objetivos de carreira de cada um. Oferecer treinamentos que auxiliem no crescimento é um incentivo que irá motivar e aumentar o engajamento e a produtividade em sua organização.

Em função do momento de instabilidade do país, muitas empresas estão cortando suas verbas para treinamento. Também estão realizando processos de recrutamento mais enxutos e menos efetivos. Não caia nesse erro! Veja dicas de como economizar com recrutamento e treinamento em sua empresa!

Passo #2 Crie planos de carreira

Defina um plano de carreira para que seus talentos visualizem as suas possibilidades de crescimento dentro da empresa. Assim eles conseguem descobrir o que é necessário para alcançar suas metas. Os profissionais ficarão mais motivados ao verem que a empresa dará espaço e apoio para que eles desenvolvam-se e superem desafios.

Passo #3 Desenvolva políticas de remuneração e benefícios

Desenvolva um plano de cargos e salários compatível com as práticas adotadas no mercado. Faça isso de forma que fique claro para sua equipe como as promoções e os aumentos salariais estão relacionados.

Oferecer benefícios diferenciados e que não requeiram grandes investimentos é uma boa maneira de estimular a retenção de talentos. Estabeleça parcerias com academias, faculdades e livrarias para incentivar o desenvolvimento físico e mental do seu time. Ofereça intervalos para alongamento durante o expediente. Tente criar datas para promover a interação da família do funcionário com seu trabalho em ações do tipo portas abertas. Aposte na criatividade e busque diferentes maneiras de recompensar e de motivar seus colaboradores.

 Passo #4 Invista em um ambiente de trabalho motivador

Ofereça um ambiente de trabalho estimulante e que permita o equilíbrio entre vida pessoal e profissional de sua equipe. Os profissionais valorizam um ambiente saudável e produzem mais, além de ficarem mais criativas e felizes. Administre conflitos e elimine comportamentos prejudiciais ao bom andamento das atividades. Defina metas junto com seus funcionários e utilize ferramentas de comunicação interna para tornar o ambiente mais acolhedor e com transparência de informações.

Passo #5 Forneça feedback com frequência

Adote o hábito de fornecer feedback regularmente, essa ferramenta facilita o relacionamento, cria confiança e torna o ambiente de trabalho mais saudável, por meio do alinhamento de expectativas da empresa e da sua equipe. Esse também poderá ser um bom momento para identificar com antecedência situações que podem estar afetando o engajamento dos funcionários e fazendo-os avaliarem a mudança de emprego, possibilitando a reversão do quadro.

Passo #6 Valorize seus talentos internos

Muitas pessoas ainda pensam que os funcionários trocam de emprego apenas por remunerações maiores. Na verdade, os colaboradores buscam realização pessoal e profissional conjuntamente, valorizam oportunidades que ofereçam maior autonomia para tomada de decisões e visão do futuro.

Ofereça possibilidades de aprendizado por meio de desafios constantes, quando as pessoas são estimuladas, elas tornam-se mais produtivas e motivadas. Lembre-se sempre de investir nos profissionais que são “da casa”, ou seja, aqueles que já compõem a sua equipe; ao invés de abrir vagas externamente, promova a carreira desses colaboradores, valorizando seu trabalho e retendo seus talentos, ao invés de formar mão de obra para a concorrência.

Uma boa dica para isso é criar um programa de recrutamento interno, por meio do qual as vagas em sua empresa sejam primeiro abertas internamente para, se não conseguir fechá-las, abri-las para concorrência externa. Essa prática pode ser bastante benéfica – há indícios de que empresas com baixa rotatividade inseriram em suas políticas de RH o recrutamento interno.

Empodere seus funcionários, oferecendo as ferramentas necessárias para que eles alcancem bons resultados e sintam-se responsáveis por eles.

Passo #7 Aplique pesquisas de clima organizacional

É fundamental saber o que a sua equipe pensa, como ela se sente trabalhando em sua empresa e quais são seus objetivos. Para ter acesso a essas informações, não é preciso ler mentes, há pesquisas de clima organizacional que identificam que fatores motivam ou desmotivam seus colaboradores, como está a comunicação e o relacionamento dentro da empresa, que pontos devem ser melhorados para manter seus talentos em sua empresa engajados e satisfeitos.

Para isso, busque empresas que trabalhem com metodologias modernas elaboradas especificamente para pesquisas de clima. Dessa forma, você saberá qual é a frequência ideal para a aplicação, quais as melhores práticas e como compartilhar os resultados com sua equipe, aumentando a retenção de talentos e o engajamento e a motivação do grupo. Entendendo seu time, você conhecerá suas motivações e encontrará maneiras de mantê-los na empresa.

A retenção de talentos está ligada à valorização das pessoas. Busque sempre as melhores práticas de gestão, diminuindo distâncias, aumentando o sentimento de fazer parte de algo grandioso. Ouça sempre a sua equipe, saiba como atender suas expectativas, proporcionando desenvolvimento profissional e pessoal. Esse é o caminho das empresas de sucesso!

E os resultados? Redução da taxa de rotatividade e de custos com demissões e novas contratações, aumento da credibilidade da empresa junto ao seu quadro de colaboradores, maior motivação e satisfação do grupo.

E você, já adota essas práticas de retenção de talentos na sua empresa? Ou tem alguma outra dica para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários! E para começar já seu plano de retenção de talentos, entre em contato com a Uhmane para ver como podemos ajudá-lo a obter melhores resultados!

Como aumentar a retenção de talentos em 7 passos
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *