Você achou que só existia sindicato dos empregados? Pois é, tem também o sindicato patronal. O sindicato patronal é quem representa os empregadores e tem como principal objetivo a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos de quem ele representa.

Ok, mas como isso acontece?

O sindicato patronal é o intermediador nas decisões com o sindicato dos empregadores. O sindicato patronal que é o responsável por negociar com o sindicato dos empregados as convenções coletivas e dissídios coletivos.

Além disso, o sindicato patronal também facilita ações judiciais que visem benefícios fiscais e tributários para todas as empresas da categoria econômica que representa. É ele que faz propostas de projetos de leis ao legislativo, discute com toda a categoria quais são as dificuldades de qualificação de mão-de-obra e mudanças econômicas.

Se você optar por se filiar ao sindicato patronal, terá acesso a diversas ações. Entre elas, será possível discutir questões da categoria, sempre junto ao sindicato dos trabalhadores. Também poderá discutir as dificuldades em encontrar mão-de-obra qualificada e empasses econômicos. Ou seja, discutir questões de gestão de empresa.

Portanto, cobre seu sindicato sobre reuniões, decisões e novas legislações. Eles deverão sempre te informar dessas novas medidas e ainda te auxiliar caso fique com dúvida em relação a alguma nova medida. Lembre-se que o sindicato existe para te ajudar a ter uma relação melhor de empregador na sua empresa. Participe das reuniões e das atividades que propostas por ele. Não deixe de verificar regularmente se há alguma novidade em seu sindicato.

Tem mais alguma dúvida sobre gestão ou rh da sua empresa? conheça a uhmane, uma plataforma para você fazer pesquisa de clima organizacional com o seu time. Além de receber dicas e feedbacks sobre rh e gestão, você ainda consegue medir o engajamento do seu time. Seja com pesquisa eNPS ou perguntas semanais de clima.

O que é Sindicato Patronal?
Classificado como:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *